Estado cede agentes para ajudar municípios a eliminar criadouros

A partir de julho, 990 bolsistas do programa Frente de Trabalho serão chamados e treinados para combater focos do Aedes aegypti

qua, 02/07/2008 - 18h59 | Do Portal do Governo

O governo do Estado de São Paulo irá disponibilizar 990 agentes temporários do programa Frente de Trabalho,  da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, para auxiliar os municípios paulistas do interior e litoral nas atividades de combate a focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. É a primeira vez que bolsitas do programa são convocados fora da região metropolitana de São Paulo.

Foram selecionados 33 municípios em seis regiões do Estado considerados prioritários para o combate à doença (veja lista abaixo). São cidades que tiveram alta transmissão de dengue em 2007 e 2008, ou, ainda, aqueles com grande fluxo de pessoas em razão de sua importância turística, comercial ou educacional. As cidades com dificuldades de equipes para o controle de dengue também foram incluídas.

Cada município receberá 30 trabalhadores. Eles irão atuar em diversas frentes, conforme as necessidades locais, entre visitas casa a casa, controle de imóveis estratégicos (cemitérios, depósitos, ferros-velhos e prédios comerciais, por exemplo) e orientação à população, entre outras ações. O objetivo é identificar e eliminar ovos e larvas do mosquito da dengue. A Secretaria de Estado da Saúde irá capacitar os agentes temporários, além de fornecer uniformes e equipamentos de proteção.

 “Reduzir a infestação é fundamental neste momento para evitar que o mosquito encontre ambiente favorável à proliferação no verão. A idéia é fechar o cerco desde já, e por isso vamos oferecer este reforço extra aos municípios”, afirma o médico Affonso Viviani Júnior, responsável pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

A secretaria também continuará auxiliando os demais municípios, como sempre faz, por meio do envio de equipes regionais da Sucen para ações de prevenção e controle da dengue.

Cidades que receberão equipes estaduais para combate à dengue

 

1.     Itanhaém

2.     Mongaguá

3.     Praia Grande

4.     Santos

5.     São Vicente

6.     Caraguatatuba

7.     Jacareí

8.     São José dos Campos

9.     São Sebastião

10. Americana

11. Campinas

12. Cosmópolis

13. Hortolândia

14. Jundiaí

15. Leme

16. Mogi-Mirim

17. Mogi-Guaçu

18. Mococa

19. Piracicaba

20. Pirassununga

21. Rio Claro

22. Sumaré

23. Araraquara

24. Barretos

25. Bebedouro

26. Franca

27. Jaboticabal

28. Ribeirão Preto

29. Sertãozinho

30. Fernanópolis

31. São José do Rio Preto

32. Bauru

33. Lins

Secretariada Saúde

(I.P.)