Estado capacita gestores sociais para o ProJovem

Treinamento acontece nos dias nos dias 7, 8, 10 e 11 em Serra Negra, interior do Estado

seg, 07/04/2008 - 9h28 | Do Portal do Governo

Cerca de 600 gestores sociais dos municípios paulistas participarão de capacitações para a implantação do programa federal ProJovem Adolescente, que reformulará o Agente Jovem. O treinamento começou nesta segunda, 7, e segue nos dias 8, 10 e 11 no Grande Hotel Serra Negra Hotel, em Serra Negra, interior do Estado.

Voltado para atender jovens de baixa renda com idades entre 15 a 17 anos, o ProJovem Adolescente será assessorado pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), onde serão desenvolvidas atividades de estímulo a convivência familiar e comunitária, e que propiciem o desenvolvimento pessoal e social, além de sensibilizá-lo e informá-lo sobre o mercado de trabalho.

O tempo de permanência do jovem no ProJovem Adolescente é de 24 meses.

A capacitação será oferecida pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).

Reformulação

Integrado ao Programa Bolsa Família que já atende adolescentes com até 15 anos, o ProJovem Adolescente beneficiará jovens de 16 e 17 anos de famílias beneficiárias do Bolsa Família. Estas passam a receber um benefício variável de R$ 30,00 / mês por jovem, limitado a dois por família.  Desta forma, o ProJovem Adolescente substituirá gradualmente o programa Agente Jovem.

Em São Paulo

No estado de São Paulo, 278 municípios poderão implantar o ProJovem Adolescente, oferecendo 25.975 vagas para jovens com idade entre 15 a 17 anos, integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família ou que sejam atendidos por outros programas sociais.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social