Estado autoriza recuperação aos sábados na rede pública

Medida é direcionada aos alunos do ensino fundamental e médio com dificuldades não superadas no cotidiano escolar

dom, 10/02/2008 - 10h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação autorizou a aplicação da recuperação paralela nos sábados. A medida é direcionada aos alunos do ensino fundamental e médio com dificuldades não superadas no cotidiano escolar. E vale para a escola que a julgar necessária ou tiver recebido pedido dos estudantes para que seja aplicada nesse dia.

A recuperação paralela é oferecida para turmas de 15 a 20 alunos. O reforço consiste em três aulas semanais ministradas com as demais atividades letivas. Também pode ser realizada aos sábados, desde que cada escola tenha reservado para a tarefa um crédito de horas equivalente a 5% da carga horária total que abranja o conjunto de classes em funcionamento durante todo o ano letivo.

Para aplicar a recuperação paralela, a escola deverá elaborar projetos em conjunto com o Conselho de Classe/Série e com o professor-coordenador. Essas tarefas resultarão da avaliação do docente em sala de aula.

Em 2008, além da recuperação paralela, serão realizados mais dois tipos de recuperação com o objetivo de superar dificuldades específicas dos alunos. A contínua é baseada no desempenho diário do estudante e inserida no trabalho pedagógico realizado no dia-a-dia da sala de aula. A de ciclo prevê um ano letivo de estudos para atender ao estudante sem condições de avançar para a etapa seguinte.

Da Secretaria Estadual da Educação / Agência Imprensa Oficial

(C.C.)