SP apresenta estudo sobre mapeamento de riscos na Região Metropolitana da capital

Representantes das Câmaras Temáticas do Condemat tiraram dúvidas e estabeleceram próximos encontros com técnicos do IG

sex, 04/09/2020 - 15h28 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Técnicos do Instituto Geológico (IG) coordenadores do estudo “Mapeamento de Riscos de Movimentos de Massa e Inundações”, entregue recentemente pelo Governo do Estado a onze municípios da Região Metropolitana de São Paulo, participaram nesta quinta-feira (3) de um encontro virtual com representantes de Câmaras Temáticas do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

A reunião contou também com uma apresentação do tenente da Defesa Civil Estadual Tiago Luiz Lorençon. “A Defesa Civil é um conceito responsável por articular entre todos os órgãos dos poderes públicos as ações, tanto na redução dos riscos de desastres, quanto nas tomadas de decisões”, explicou.

Para o coordenador do Mapeamento do IG, órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Cláudio José Ferreira, os municípios do leste e sudeste da Região Metropolitana de São Paulo possuem mais um instrumento para mitigar os riscos de desastres.

“São mapeamentos em três escalas complementares disponíveis também em formato de sistema de informação geográfica, para que diferentes gestores possam manipular os dados, dando mais utilizações ao estudo”, disse Ferreira.

“Fomos a campo para fazer uma varredura geral com detalhamento muito grande na escala de 1:3000 do estudo para classificar e orientar as possíveis ações”, complementou o especialista ambiental do IG, Eduardo de Andrade.

Resiliência

Já o secretário de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes e membro do Condemat, Daniel Lima, considera ser importante que o trabalho seja contínuo tanto nas prefeituras quanto no Consórcio.

“As políticas públicas não são de governos, elas ficam e devem ser continuadas. Por isso, estamos pensando em trabalhar um plano regional de resiliência a desastres naturais estruturado no curto, médio e longo prazo”, destacou Lima.

O encontro foi o primeiro de uma série de outros que ocorrerão semanalmente com os gestores municipais. “Os municípios precisam atuar juntos no planejamento territorial da região metropolitana. Vamos criar um grupo de trabalho para trocar experiências e o Consórcio dar perenidade nas ações”, completou o secretário de Planejamento e Urbanismo de Mogi das Cruzes, Cláudio de Faria Rodrigues.

A reunião foi conduzida pela secretária executiva do Condemat, Renata Matsuda, que organizará os próximos encontros dos representantes das cidades por afinidades locais. Mais de 50 pessoas, entre representantes da Defesa Civil dos municípios, das Câmaras Técnicas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, de Habitação, de Planejamento e de Segurança do Condemat participaram da reunião.

Em 13 de outubro, será comemorado o Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres com o propósito de promover uma cultural mundial para diminuição dos riscos de desastres, incluindo prevenção, mitigação e preparação.