Estado apresenta ações para o Momento Itália-Brasil

Governo terá cerca de 40 ações, entre projetos e eventos, relacionadas ao tema

qui, 13/10/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 12h57)

O governador Geraldo Alckmin e o cônsul da Itália Mauro Marsili apresentaram nesta quinta-feira, 13, as principais ações para o Momento Itália-Brasil que acontecerá no Estado de São Paulo entre outubro de 2011 e junho de 2012. O evento contribuirá para o aprimoramento das relações entre os dois países nos setores econômico-comercial, tecnológico, científico, cultural e educacional. Além disso, tem como objetivo consolidar os sentimentos de afinidade entre os dois povos e envolver 25 milhões de descendentes italianos residentes no Brasil.

“A Itália tem uma experiência de micro, de pequenas e médias empresas muito expressiva e São Paulo também tem muita pequena empresa. Então nós podemos ter uma complementariedade econômica cada vez maior. Muitas missões italianas virão ao estado e muitas missões também vão à Itália. Então vejo muita oportunidade de negócios”, afirmou o governador.

São Paulo é o mais “italiano” de todos os estados brasileiros, contando com uma população de aproximadamente 13 milhões de pessoas com algum tipo de ascendência italiana e tem mais descendentes de italianos que qualquer cidade italiana.

Em maio deste ano, o governador assinou um decreto autorizando a criação do grupo de trabalho responsável pela coordenação dos preparativos, em âmbito estadual, do Momento Itália-Brasil (MIB). Fazem parte do grupo de trabalho 13 Secretarias estaduais e representantes da comunidade italiana de São Paulo, que definiram cerca de 40 ações (projetos e eventos) que serão colocados em prática por estas Secretarias.

Entre estas ações destacam-se:

* 15 exposições alusivas à Itália em locais como os Palácios dos Bandeirantes, Horto e Boa Vista, Casa das Rosas, Biblioteca São Paulo, Casa Guilherme de Almeida, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Café, Pinacoteca do Estado, Catavento, Parque Villa-Lobos.

* 5 congressos/palestras sobre a obra de autores italianos, sobre justiça italiana, e sobre segurança e policiamento na Itália.

* Concertos, onde se destaca o evento de abertura do Momento Itália-Brasil com a apresentação do Quarteto da OSESP (16 de outubro).

* Feira “Alimentando sua saúde”, organizada no Parque da Água Branca com o objetivo de divulgar a importância da culinária italiana na formação dos hábitos alimentares da população.

* Programa Viva Itália/SP (Secretaria da Educação), que divulgará nas escolas públicas estaduais os seguintes temas: História e memória da imigração / A Itália e os italianos de ontem e hoje / O Brasil e a influência italiana nas diferentes / Manifestações artísticas, culturais e sociais / A presença italiana na economia do Brasil hoje. Público alvo: 700 mil alunos.

* Competições de kickboxing e atletismo entre esportistas brasileiros e italianos.

* Missão de empresários italianos nos setores de aeronáutico, construção civil, automotivo, moda e design.

* Projetos de cooperação técnica no campo das tecnologias assistivas aos idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Do Portal do Governo do Estado