Estado apóia reforma de teatro de valor histórico no interior

Teatro Carlos Gomes, em São Simão, é um dos símbolos da riqueza do século XIX gerada pela cultura do café

sex, 15/08/2008 - 17h26 | Do Portal do Governo

A revitalização do Teatro Carlos Gomes, em São Simão, chega ao palco, após dois meses de reforma. A recuperação do patrimônio histórico é possível pela parceria entre iniciativa privada, Governo do Estado e terceiro setor. O prédio, fundado em 1890, é um dos símbolos da riqueza do século XIX gerada pela cultura do café. O palco do teatro já recebeu companhias de destaque, como a corporação musical Ítalo Brasileira, regida pelo maestro Simão Cassiano. Lá foram apresentados operetas, festivais culturais, revistas de variedades e outros eventos.

A reforma do Teatro Carlos Gomes, orçada em R$ 500 mil, obteve verba pela lei estadual de incentivo do ICMS, que faz parte do Programa de Ação Cultural. A lei permite que empresas destinem até 3% do ICMS a projetos culturais aprovados pela Secretaria de Estado da Cultura. O projeto foi elaborado pela SOS Cultura – Associação Simonense de Cultura e desenvolvido em parceria com a empresa Origem Produção Cultural. A maior parte da verba, R$ 340 mil, já foi obtida com a adesão da Usina Moreno e da Nestlé Brasil Ltda. e será gerenciada pela Origem, que está em busca de mais parceiros. A Prefeitura Municipal de São Simão também dá apoio ao projeto, que tem término previsto para outubro.

O teatro foi essencial para o desenvolvimento de companhias locais e da vida cultural de São Simão e região. Os registros dos programas das décadas de 30, 40 e 50 mostram as encenações de peças como “Dois Amores”, apresentada em 1939, com composição literária do professor Octávio Médici, opereta escrita, dirigida e apresentada por simonenses.

Com arquitetura alemã – influência da família Grassmann, que foi grande promotora da vida cultural do município – o teatro foi interditado em 1997 por não atender às normas atuais de segurança. Desde então, São Simão ficou sem um espaço adequado para receber eventos culturais, como o Festival de Música (Fesica) e o Festival de Teatro Coral (Fesit).

O edifício faz parte de um importante conjunto arquitetônico de São Simão localizado no centro da cidade, que também abriga, no outro lado da rua, a Casa de Cultura Grassmann, tombada em 1979 para manter um acervo permanente das obras de Marcelo Grassmann, artista plástico internacionalmente reconhecido.