Estado amplia área de vacinação contra febre amarela

Endereços dos postos de vacinação estão disponíveis em: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fad1.htm

seg, 12/01/2009 - 9h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu ampliar para outras áreas do interior de São Paulo, de forma preventiva, a recomendação para que viajantes tomem a vacina contra a febre amarela. A nova relação das regiões consideradas de risco passa a incluir, a partir de agora, 38 municípios da região de Bauru e 11 da de Araraquara.

Qualquer pessoa, a partir dos 9 meses de idade, que for se dirigir para estas regiões, especialmente para áreas ribeirinhas e zonas de mata, devem tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos com 10 dias de antecedência, caso não tenha recebido nenhuma dose nos últimos 10 anos.

Desde dezembro a Secretaria já vem realizando, em parceria com as prefeituras das cidades incluídas na lista, a vacinação da população localizada em áreas rurais, o que deve se estender até fevereiro, totalizando cerca de 80 mil pessoas. Na seqüência deverá ser iniciada a  imunização dos habitantes de áreas urbanas.

A extensão da área de risco na região de Araraquara foi decidida em razão de um óbito de morador de São Carlos por febre amarela silvestre (contraída em região de mata) ocorrida em 2008. Já os municípios da região de Bauru também foram incluídos por ficarem próximos da região de São José do Rio Preto, onde no ano passado foram detectados óbitos em macacos, também por febre amarela silvestre.

Os novos municípios da região de Araraquara são Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Ribeirão Bonito, Dobrada, Dourado, Ibitinga, Santa Ernestina, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju. A região de Bauru teve todos os seus municípios incluídos na área de risco.

A lista completa de regiões do Estado de São Paulo e do Brasil para as quais a vacina contra a febre amarela é recomendada pode ser acessada pelo link http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/fa08_novas_areaviaja.htm.

“A vacinação é a única medida que temos para evitar a contaminação da doença. Por isso é muito importante que as pessoas que vão para essas regiões tomem a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência”, afirma Helena Sato, coordenadora de imunização da Secretaria.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte em uma semana, se não for tratada rapidamente. Após a picada do mosquito infectado, a doença demora de três a seis dias para se manifestar. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.

As pessoas que já foram imunizadas há menos de dez anos não precisam ser revacinadas. Pessoas imunodeprimidas (portadores de doenças que afetam o sistema imunológico do organismo) não devem tomar a vacina. Nesses casos, a vacinação é contra-indicada porque pode provocar reações graves, levando até mesmo à morte. 

Os postos de vacinação estão em:  http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fad1.htm. (LM)  

Araraquara

Américo Brasiliense

Matão

Araraquara

Motuca

Boa Esperança do Sul

Nova Europa

Borborema

Porto Ferreira

Cândido Rodrigues

Ribeirão Bonito

Descalvado

Rincão

Dobrada

Santa Ernestina

Dourado

Santa Lúcia

Gavião Peixoto

São Carlos

Ibaté

Tabatinga

Ibitinga

Taquaritinga

Itápolis

Trabiju

Bauru

Agudos

Itaju

Arealva

Itapui

Avai

Jaú

Balbinos

Lençóis Paulista

Bariri

Lins

Barra Bonita

Lucianópolis

Bauru

Macatuba

Bocaína

Mineiros do Tietê

Boracéia

Paulistana

Borebi

Pederneiras

Brotas

Pirajuí

Cabrália Paulista

Piratininga

Cafelândia

Pongaí

Dois Corrégos

Presidente Alves

Duartina

Promissão

Getulina

Reginópolis

Guaiçara

Sabino

Iacanga

Torrinha

Igaraçu do Tietê

Uru

Da Secretaria da Saúde