Estado abre participação no Saresp para alunos de escolas municipais

Medida permitirá que todas as 645 prefeituras possam definir metas anuais para escolas

dom, 22/06/2008 - 12h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação decidiu abrir o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) à participação de todas as cidades paulistas. Em novembro, pela primeira vez, a avaliação de alunos da rede estadual poderá ser aplicada também nas redes municipais de ensino. Com isso, todas as 645 prefeituras poderão definir metas anuais para as suas escolas, seguindo o modelo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), lançado há um mês.

“Aos municípios interessados caberá arcar apenas com o custo de aplicação das provas. Todo o processo de elaboração será da secretaria”, afirma a titular da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro. Segundo ela, com a possibilidade de avaliar o aprendizado dos alunos e criar metas anuais (unificando o resultado do Saresp e o do ano letivo), as prefeituras poderão acompanhar e exigir mudanças em suas escolas. É a gestão cooperada e compartilhada colocada em prática, informa.

A secretaria programou também outra mudança para o exame deste ano: a inclusão da disciplina de Ciências da Natureza. Ou seja, além de Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes serão avaliados nesta matéria. A empresa que vai aplicar a prova ainda está sendo definida.

Realizado desde 1996, o Saresp só não foi aplicado pela secretaria em 2006. Em 2007, avaliou aproximadamente 2 milhões de alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática. Na ocasião, os resultados foram comparados aos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Neste ano, a intenção é comparar aos do próprio Saresp anterior, para constatar se houve evolução dos estudantes e das escolas.

Evolução

O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª) e finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental e do ensino médio. A avaliação fundamenta-se em dois critérios principais: o desempenho dos alunos nos exames do Saresp e o fluxo escolar. O Idesp tem o papel de fornecer um diagnóstico de qualidade à escola, apontando os pontos em que necessita melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.

Da Secretaria da Educação