Estado abre novo processo seletivo para SP Escola de Teatro

Confira o novo edital para preenchimento de vagas ainda disponíveis

ter, 04/01/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo abriu novo processo seletivo para a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com o intuito de preencher vagas ainda disponíveis nos cursos de Cenografia e Figurino, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.  As inscrições devem ser realizadas na secretaria da Escola, entre 17 e 24 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h30. O edital será publicado no site da SP Escola de Teatro  nesta quarta, 5.

No total, são oferecidas 46 vagas. Para o período matutino, há cinco vagas para o curso de Cenografia e Figurino, duas para Iluminação e três para Sonoplastia. E para o período vespertino, há duas vagas para o curso de Iluminação, 14 para o curso de Sonoplastia e 20 para o curso Técnicas de Palco. A escolha do candidato pelo período, matutino ou vespertino, acontece no momento da matrícula, seguindo a classificação final.

O processo seletivo, que se inicia no dia 29 de janeiro, é composto por duas fases: a 1ª fase, eliminatória, é composta por redação e provas objetivas; e a 2ª fase, eliminatória e classificatória, é formada por provas de aptidão. Todos os candidatos passam por entrevistas com os coordenadores, formadores e artistas convidados para a banca.

As aulas acontecem de terça a sábado, sendo que, para o período matutino, o horário é de terça a sexta-feira, entre as 9h e 13h; e aos sábados, em período integral, das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30. No período vespertino, as aulas também são de terça a sexta, das 14h30 às 18h30; e, aos sábados, em período integral, das 9h às 13 horas e das 14h às 18 horas.

Os cursos, que têm duração de dois anos, têm início em 22 de fevereiro de 2011. Para participar do processo seletivo da SP Escola de Teatro, o candidato deve ter no mínimo 18 anos até a data de início do curso, além do Ensino Médio completo. Todos os cursos são gratuitos e, para 2011, o Programa Kairós da SP Escola de Teatro oferece 200 bolsas de estudos no valor de R$ 545 destinadas a estudantes com baixa renda.

Os cursos

Cenografia e Figurino: Com coordenação de J.C.Serroni, visa a capacitar jovens interessados no universo profissional da cenografia e do figurino. Qualificação na qual o aprendiz recebe noções básicas do fazer cenográfico e da indumentária teatral. O curso tem caráter prioritariamente prático e, para isso, além das oficinas, articula estágios em teatros, centros culturais, produtoras de TV e agências. Aulas teóricas e práticas são complementadas por meio do contato com outros profissionais que já atuam no setor.

Iluminação: Com coordenação de Guilherme Bonfanti, o curso propõe a formar técnicos com conhecimento mais abrangente, que vão além das especificidades da área. Pretende formar criadores autônomos, investigativos, críticos e que entendam o significado do trabalho em equipe. Um dos pilares é unir a tecnologia e o artesanal, ressaltando a criatividade do aprendiz. Dialoga com áreas importantes, como artes visuais, cinema e música. Ênfase no Experimento para educar o olhar do artista da luz.

Sonoplastia: Com coordenação de Raul Teixeira, o curso aborda conhecimentos que estimulam a comunicação pelo som. Oferece a possibilidade de o aprendiz criar sua trilha sonora, que poderá ser produzida ao vivo ou gravada, utilizando-se dos meios de produção de som, como música, ruídos ou voz. Este conceito, aplicado inicialmente ao teatro, também será experimentado por meio do cinema, rádio, televisão e outras mídias, oferecendo, desta forma, uma visão mais ampla sobre a sonoplastia. Explora variantes expressivas do som, seja ele real ou imaginário, recriando cenários, objetos ou personagens.

Técnicas de Palco: Com coordenação de J.C. Serroni, o curso preenche uma das principais carências do fazer teatral no Brasil. Capacita técnicos de palco que possam atuar na área, como cenotécnicos, aderecistas, maquinistas e diretores de cena (antigos contrarregras) que não assimilem somente a parte instrumental de sua área, adquirindo uma perspectiva ampliada dos elementos que compõem um espetáculo. Mira-se o cidadão antes do profissional.

Da Secretaria da Cultura