Estações Santo André e Rio Grande da Serra completam 140 anos

Na próxima sexta-feira, as estações da Linha D da CPTM completam 140 anos de operação

qua, 14/02/2007 - 21h33 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira, dia 16, as estações Santo André e Rio Grande da Serra, da Linha D (Luz – Rio Grande da Serra) da CPTM, completam 140 anos de operação. As unidades foram inauguradas junto com a primeira estrada de ferro paulista, a São Paulo Railway, em 1867.

Estação Santo André

Até a década de 30, a Estação Santo André curiosamente tinha o nome da cidade vizinha, por onde hoje não passam trens. Era São Bernardo, município que compreendia em forma de distritos todo o território do atual ABC paulista e que agregava um bairro formado nos arredores da estrada de ferro.

O Bairro da Estação, como era conhecido, logo ganhou projeção política e econômica graças à estrada de ferro. O fenômeno possibilitou uma inversão de papéis: São Bernardo se tornou distrito e as redondezas por onde passavam os trens se transformaram na sede do município e mais adiante, na cidade de Santo André. Somente em 1934, a unidade ganhou o nome atual. Em 1977, o velho prédio foi demolido, dando lugar a uma nova estrutura.

Estação Rio Grande da Serra

A estação, do início do século XIX, feita de pau-a-pique, não tinha as plataformas revestidas e servia como ponto de parada às locomotivas que precisavam de água para funcionar. Na época, por ser um local deserto, funcionava como intermediária para alimentação de água das locomotivas e cruzamentos de trens. Em 1964, o local tornou-se município e a estação manteve o mesmo nome.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(R.A.)