Estações Morumbi e Cidade Jardim completam 7 anos com novidade

Com arquitetura arrojada, as construções são umas das mais recentes da empresa

qua, 27/06/2007 - 11h12 | Do Portal do Governo

Modernas e equipadas com itens de acessibilidade, as estações Morumbi e Cidade Jardim, da Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), comemoram sete anos neste sábado (30/06). Com arquitetura arrojada, as construções são umas das mais recentes da empresa, e ainda contam com novidade: a primeira passarela estaiada, construída no Estado, que será inaugurada em julho junto a av. Cidade Jardim e a estação homônima.

Com 36m de altura, 84m de comprimento e 21 estais, a passarela ligará a unidade ferroviária ao Parque do Povo. Sua implantação visa atender o aumento da demanda próximo ao local e deve se tornar mais um símbolo da cidade e referência na região.

Estações: Os prédios novos foram construídos pela CPTM. As edificações originais erguidas em 1952 pela Estrada de Ferro Sorocabana faziam parte do antigo ramal Jurubatuba. O trecho era utilizado para o transporte de cargas e passageiros, a fim de encurtar a distância entre a capital e Santos. Em 1971, o Governo do Estado uniu as cinco ferrovias paulistas (Estrada de Ferro Araraquara, São Paulo-Minas, Sorocabana, Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e Companhia Paulista de Estradas de Ferro) em uma única empresa, a Fepasa.

A nova estação Morumbi entrou em funcionamento em 2000. Localizada em frente ao shopping Market Place, a unidade fica longe da original demolida em 1970. Os cerca de sete mil usuários que circulam pelo local diariamente, dispõem de elevador e escada rolante, além de um sistema de segurança composto por 20 câmeras.

Na mesma data a população recebeu a Cidade jardim, que atende aproximadamente cinco mil passageiros por dia. Assim como outras unidades da Linha C, o prédio foi construído do lado oposto à linha férrea. Os usuários atravessam a marginal Pinheiros por uma passarela totalmente coberta e segura, que liga a estação a plataforma.

Da CPTM