Estações do Metrô recebem campanha para detecção da Hepatite C

Campanha é promovida pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite e tem o objetivo de verificar se há sinais da doença por meio de testes rápidos

qua, 16/09/2015 - 8h12 | Do Portal do Governo

Até a próxima sexta-feira (18), quem passar pelas estações Santana, da Linha 1-Azul, Tamanduateí, da Linha 2-Verde e Brás, da Linha 3-Vermelha, entre 8h e 17h, poderá realizar gratuitamente o teste para detecção da Hepatite C.

A campanha é promovida pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, com apoio do Metrô, e tem o objetivo de verificar se há sinais da doença por meio de testes rápidos, rastreando a infecção pelo vírus e promovendo o diagnóstico precoce. Não há limite de idade para a realização do exame.

Todas as pessoas com teste positivo receberão orientações e serão encaminhadas para acompanhamento com médicos especialistas. No local do evento, panfletos informativos estarão disponíveis aos interessados.

Censo em todo o estado
Secretaria da Saúde recentemente lançou um censo inédito que vai mapear o total de pessoas com hepatite C em todo Estado. O objetivo é ampliar e fortalecer as políticas de prevenção e tratamento da doença. 

Uma página especial na internet foi criada para que os portadores preencham um cadastro on-line. As informações serão mantidas em sigilo e utilizadas especificamente para o levantamento.

O diagnóstico precoce da hepatite C pode prevenir problemas de saúde resultantes da infecção e ajuda a evitar uma possível transmissão do vírus, que ocorre apenas quando há contato com o sangue contaminado.

O vírus pode provocar infecções agudas ou crônicas. Em geral, a doença é assintomática e raramente causa riscos, como ocorre nas infecções agudas; no entanto, casos crônicos podem atingir gravemente o fígado.

Desde 2000, foram notificados 68.297 casos de hepatite C no Estado, total que representa apenas 0,1% da população paulista, segundo o IBGE. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial seja portadora do vírus.

Do Portal do Governo do Estado