Estações do Metrô expõem imagens São Paulo Companhia de Dança

Mostra reúne 18 imagens da Companhia, com foco nas 15 obras do repertório

dom, 22/01/2012 - 20h00 | Do Portal do Governo

Um olhar para a diversidade, para a força dos conjuntos e para a individualidade de cada bailarino da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) em cena é a tônica de Dança das Imagens, exposição que reúne material de espetáculos da SPCD – criada pelo Governo do Estado de São Paulo em 2008 – em estações de Metrô de São Paulo. Realizada pelo Metrô, a mostra está na Estação Brás até o final de janeiro; em fevereiro, segue para a Estação Paraíso. A itinerância termina em março, na Estação Luz.

Milhares de pessoas que nunca foram a um espetáculo de dança certamente terão contato com essa linguagem, por meio da fotografia, e disso talvez surja o interesse de assistir a uma apresentação – essa é a ideia da Secretaria da Cultura, órgão ao qual a Cia. de Dança está subordinada.

A mostra reúne 18 imagens da São Paulo Companhia de Dança, com foco nas 15 obras do repertório – criações e remontagens – da Companhia ao longo de seus quatro anos de existência, que serão comemorados no próximo dia 28, data em que os bailarinos fazem uma improvisação na Estação Brás.

“A dança é uma arte que se realiza na cena, no encontro entre as pessoas, artistas e plateia. Sua continuidade se dá nas imagens e nas palavras tornando essa arte ainda mais viva”, diz Inês Bogéa, diretora da SPCD. “Esta é a primeira exposição de fotos da São Paulo Companhia de Dança. Estamos felizes que isso irá acontecer no espaço do Metrô, onde as imagens ganharão ainda mais movimento pelos olhares dos milhares de pessoas que passam pelas estações diariamente”.

A mostra Dança das Imagens apresenta fotos de João Caldas, Reginaldo Azevedo, Silvia Machado, Willian Aguiar e Alceu Bett.

Projeto brasileiro – Criada em janeiro de 2008, pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança é dirigida por Iracity Cardoso e Inês Bogéa. Seu repertório contempla remontagens de obras clássicas e modernas, além de peças inéditas, criadas especificamente para seu corpo de bailarinos. A Companhia atua em três distintas e complementares vertentes: produção e circulação de espetáculos, projetos educativos e de formação de plateia e de registro e memória da dança. A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas – como fotógrafos, professores convidados, remontadores, escritores, artistas plásticos, cartunistas, músicos, figurinistas, e outros – para que se possa pensar em um projeto brasileiro de dança.

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da São Paulo Companhia de Dança

PROGRAMAÇÃO

Exposição de fotos
Até 30 de janeiro – Estação Brás
De 10 a 28 de fevereiro – Estação Paraíso
De 10 a 30 de março – Estação Luz

Improvisações dos bailarinos da SPCD
Dia 28 de janeiro – Estação Brás
Dia 11 de fevereiro – Estação Paraíso
Dia 17 de março – Estação Luz

Da Agência Imprensa Oficial