Estações de trem terão exposições fotográficas em junho

CPTM programa mostra sobre o carnaval de Parintins para o Brás

seg, 15/06/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Universo feminino na arte, moda do século XIX e carnaval de Parintins. Estes são alguns temas que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai abordar em sua programação cultural no mês de junho.

Durante o mês, a instituição usará a fotografia como forma de representar os mais variados assuntos cotidianos. A Estação Brás terá como principal atração o carnaval de Parintins, retratado por Roberto Ceccolini. O local também vai abrigar obras da exposição “Cidades do Imaginário”, do artista Nino Millán, que permite ao visitante manipular cada obra criando a sua moradia ideal.

Para quem aprecia moda, a Estação Itaim Paulista trará a exposição “Moda Século XIX”, dividida em quatro períodos: Império, Romântico, Vitoriano e La Belle Époque. As atrações culturais começaram na quarta-feira, 10, e se estendem até o final do mês.

Veja a programação completa e programe-se:

Espaço Cultural CPTM – Estação Brás
Local: Praça Agente Cícero s/nº – Brás – São Paulo
50 Razões para Rir
Exposição de caricaturas com frases de efeito de alguns pensadores, artistas e cientistas que despertam no espectador mais atento ao código gráfico, o riso.
Realização: Instituição – Antonio D’Agostinho Filho
Curadoria: Toni D’Agostinho

Brasis Revelados
Organizada pela agência fotográfica Lunapress, a exposição tem o objetivo de revelar momentos de vários brasis contrastantes, ao reunir fotos inéditas com trabalhos já publicados e premiados.

Parintins
Uma das maiores festas do país, o carnaval de Parintins é retratado pelo fotógrafo Roberto Ceccolini, mostrando a beleza e o espetáculo pirotécnico do desfile. São três noites de emoção e muita rivalidade entre os Garantidos (equipe vermelha) e os Caprichosos (equipe azul) colocadas à disposição do público.

Cidades do Imaginário
O artista Nino Millán utiliza edifícios que exaltam movimento, dando a sensação de que quanto mais próximo se estiver de seus monumentos imaginários, melhores a luz e o ângulo da paisagem. Com isso, o visitante poderá manipular cada obra criando a sua moradia ideal, que vai de 1,70 cm, incluindo a base, a 2 metros de altura, com construções totalmente interativas.

Estações Comandante Sampaio e Grajaú
Local: Rua Giovanni Bononcini, nº 77 – Grajaú – São Paulo
Local: Av. Autonomistas, 5.100 – Com. Sampaio – Osasco
Exposição Saúde Mental para Todos
Reúne fotos realizadas por pessoas ligadas a serviços de saúde mental durante a Semana da Luta Antimanicomial 2008, promovida na capital pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Estação São Caetano
Local: Rua Serafim Constantino, 51 – Centro – São Caetano do Sul
O universo feminino na arte
A artista Patrícia Amorim leva ao Espaço Cultural Brás um pouco da sua leitura sobre as emoções e os traços femininos. Numa mostra composta por fotos e desenhos, Patrícia exalta as diferenças entre as mulheres, tanto físicas como emocionais, abordando os diversos retratos vividos em poucos instantes pela mulher.

Estação da Luz 
Local: Praça da Luz, 01 – Luz – São Paulo
Olhares sobre Trilhos 
Exposição em comemoração ao 17º aniversário da CPTM. Mostra fotográfica voltada ao registro dos aspectos cotidianos da rede metropolitana de transporte em São Paulo com a participação de importantes fotógrafos brasileiros.
Fotografia: Cristiano Mascaro
Curadoria: João Kulcsa

Estação Itaim Paulista 
Local: Rua Rafael Correia da Silva, 13 – Itaim Paulista – São Paulo
Sigbol Fashion / Moda Brasil
Moda Século XIX – Alunos da Sigbol Fashion / Moda Brasil mostram a moda do século XIX dividida em quatro períodos: Império, Romântico, Vitoriano e La Belle Époque.