Estações de Tratamento de Esgoto da Sabesp são recomendadas para receber certificação do sistema de gestão ambiental

Companhia chegará a 26 instalações certificadas pela norma; é o melhor resultado entre as empresas de saneamento no Brasil

qui, 19/08/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) teve 22 de suas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) – da Região Metropolitana de São Paulo e também do interior – recomendadas para receberem a certificação ISO 14001, que atesta a eficiência do sistema de gestão ambiental. A certificação conjunta coloca a Sabesp como a primeira no Brasil a conseguir o resultado. Somadas, a empresa terá 26 ETEs certificadas, uma vez que as estações de Biritiba Mirim, Arujá e Salesópolis (Sede e Remédios) já tinham a certificação 14001. A meta é certificar 65 instalações até o final de 2010.

“O processo de certificação das instalações da Sabesp tem sido um aprendizado constante no sentido de incorporar a dimensão ambiental às boas práticas de gestão empresarial. Além disso, representa um enorme avanço no sentido de alcançar a universalização do saneamento, considerando a utilização sustentável dos recursos naturais, a partir da integração de estratégias e habilidades para a melhoria contínua das operações e negócios da Sabesp”, define o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.

Além do atendimento aos requisitos legais, a norma ISO 14001 requer uma atuação comprometida com os princípios da prevenção à poluição e da melhoria contínua dos trabalhos de cunho ambiental desenvolvidos na companhia.

“A certificação sela os resultados positivos da implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas instalações da Sabesp. O sistema é destinado a controlar os diversos aspectos e os possíveis impactos sobre o meio ambiente decorrentes das atividades e processos oriundos das ETAs e ETEs, com vistas a melhorar de forma contínua suas operações”, explica o superintendente de Gestão Ambiental da Sabesp, Wanderley Paganini.

Juntamente com a implementação do SGA, foram fundamentais os processos de regularização das licenças ambientais e outorgas, além da contratação de serviços para realizar a complementação dos monitoramentos das ETEs, corpos d’água e resíduos, conforme a legislação vigente.

Confira a lista das ETE que receberão a certificação:

– Itapetininga/Distrito Rechan
– Pedrinhas Paulista/Sede
– Tupã/Parnaso
– Águas da Prata/Sede
– Colômbia
– Igarapava
– Rifânia/Sede
– Serra Azul/Sede
– Jarinú
– Paulínia/Ete Central
 Pratânia/Sede – Bacia B
– Recreio Charqueada
– Caraguatatuba/ Massaguaçú
– Pariquera-Açu/Sede
– Jacupiranga/Sede
– Pedro de Toledo/Sede
– Registro/Arapongal
– Itanhaém/Anchieta
– Mongaguá/Bichoro
– São José dos Campos /São Francisco Xavier
– Cachoeira Paulista/Distrito Embaú
– Suzano

Da Sabesp