Estação USP Leste de trem será inaugurada hoje

A inauguração na linha F, da CPTM, está marcada para 11h30

ter, 29/01/2008 - 9h06 | Do Portal do Governo

Os alunos, professores e funcionários da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP contarão, a partir dessa terça-feira, 29, com mais uma facilidade no acesso ao campus da USP Leste. Será inaugurada, às 11h30, a estação USP Leste na linha F da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A nova estação será ligada diretamente ao campus, por meio de uma passarela.

A inauguração modificará a rotina dos membros da comunidade USP Leste que utilizam o sistema ferroviário: atualmente, é necessário descer na estação Engenheiro Goulart, que por enquanto é a mais próxima da EACH, e lá tomar um ônibus circular que liga o local ao campus.

São duas as áreas em que a nova estação trará benefícios para a comunidade da EACH, na opinião do diretor da unidade, Dante de Rose Junior. A primeira é a segurança. A passarela que ligará a nova estação à EACH e o controle de acesso ao campus serão benéficos nesse sentido, e a diretoria da unidade apresentou solicitações, junto à Polícia Militar, para a presença de rondas periódicas no local.

O outro ganho esperado pela diretoria da EACH está na economia. As linhas circulares que ligam o campus à estação Engenheiro Goulart serão, possivelmente ainda em fevereiro, desativadas. Com isso, serão cortados custos de combustível e manutenção nesses veículos e os ônibus poderão ser utilizados em outras atividades, como pesquisas de campo. “A realização de saídas didáticas é uma grande demanda dos nossos alunos. Isso poderá ser incrementado a partir da desativação dos circulares”, completa o diretor.

Quanto aos alunos que moram em repúblicas próximas à estação Engenheiro Goulart e que sentirão a falta dos circulares, o diretor acrescenta que eles poderão ser beneficiados por iniciativas como as bolsas-transporte oferecidas pela Coordenadoria de Assistência Social (Coseas). “Precisamos ter em conta que, para a grande maioria, a nova estação vai ser um ótimo benefício”, explica Dante de Rose.

Comunidade

Para o professor, projetos como esse não têm suas vantagens direcionadas somente à comunidade USP. Os moradores e demais pessoas que circulam pela região de Ermelino Matarazzo são beneficiados por essas ações.

“Nós temos ciência que a USP não é uma ilha. O que nós fazemos aqui desencadeia um processo que beneficia todo o entorno. A Universidade, com a força que tem, é um grande motivador dessas transformações”, comenta o diretor da EACH.

E outra reivindicação que a EACH apresentará aos poderes públicos também trará mais facilidades aos moradores da Zona Leste. Nesses quase quatro anos de funcionamento do campus, uma demanda freqüente é a existência de mais linhas que liguem à USP Leste a estações de metrô – atualmente, há apenas uma opção nesse sentido, com um ônibus que passa pelo campus e ruma até o metrô Penha, também na Zona Leste.

“Com a estação, esperamos que também seja construído um terminal, que receba novas linhas de ônibus. E mais ligações até o metrô. Este é mais um ganho que se estenderia a toda a comunidade”, finaliza o professor Dante de Rose Junior.

Serviço

A inauguração da estação USP Leste da linha F da CPTM acontece às 11h30 dessa terça-feira (28). Também será inaugurada a estação Comendador Ermelino, na linha F, e ocorrerá a entrega de três novas composições.

O endereço da estação é Avenida Assis Ribeiro, 6081, em Ermelino Matarazzo, São Paulo.

Em novembro de 2006, a reportagem do USP Online fez uma viagem usando o transporte coletivo da Cidade Universitária à USP Leste. O resultado foi um percurso de cerca de duas horas e meia de duração, com a utilização de cinco trens e dois ônibus. Veja como foi.

Da USP Online