Estação Tatuapé do Metrô terá distribuição de testes para diagnóstico do HIV

Também serão distribuídos preservativos feminino, masculino e gel lubrificante

qui, 16/09/2021 - 8h21 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (16), passageiros do Metrô que passarem pela estação Tatuapé, na Linha 3-Vermelha, das 10h às 15h, poderão participar de uma campanha de conscientização sobre o diagnóstico precoce do HIV. Profissionais da saúde estarão na estação orientando e distribuindo gratuitamente os autotestes para o diagnóstico do vírus HIV, além de preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

Em razão da pandemia, os autotestes não poderão ser realizados na própria estação. O passageiro que receber o autoteste deverá fazer a coleta de sua amostra de fluido oral ou sangue em local de própria escolha e verificar o resultado.  Caso seja positivo, a orientação é para procurar uma unidade de saúde ou entrar em contato pelo telefone “Disque DST AIDS – 0800162550” para confirmação.

Os testes para o diagnóstico do HIV podem ser realizados durante o ano todo no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids ou por meio dos serviços do SUS. Os locais podem ser consultados pelo site www.crt.saude.sp.gov.br.

Nos meses de julho e agosto foram distribuídos 4.200 autotestes, mais de 23 mil preservativos masculinos, cerca de 6 mil preservativos femininos, seis mil frascos de gel lubrificante e duas mil pessoas foram atendidas nas estações do Metrô.

Esta ação é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento/Programa Estadual de IST AIDS de SP, e conta com apoio do Metrô Social.

SERVIÇO  

Distribuição de autotestes para diagnóstico do HIV, preservativos e gel lubrificante. 

Data e horário: Quinta-feira (16), das 10h às 15h

Local: Estação Tatuapé do Metrô (Linha 3-Vermelha)