Estação Tatuapé do Metrô recebe campanha “Você respira bem?”

As pessoas que passarem pelo local poderão checar, por meio de orientação e pesquisa, se respiram de maneira correta.

seg, 23/04/2007 - 19h12 | Do Portal do Governo

O Metrô e o Instituto CEMA iniciaram nesta segunda-feira, dia 23, na estação Tatuapé da Linha 3 – Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda), a campanha educativa “Você respira bem?”. As pessoas que passarem pelo local poderão checar, através de orientação e pesquisa, se respiram de maneira correta.

Até a próxima sexta-feira, dia 27, das 9h às 16h, uma equipe de médicos otorrinolaringologistas estará aplicando um questionário que visa identificar possíveis problemas ligados a respiração.

Os usuários que têm o interesse de fazer a avaliação devem se encaminhar ao posto do CEMA, que fica na área livre da estação Tatuapé, ao lado da linha de bloqueios.

Por meio de perguntas como “Você respira pela boca?, Você ronca pela noite?, Possui secreção nasal?”, entre outras, os médicos poderão identificar possíveis distúrbios respiratórios e encaminhar os pacientes ao Instituto CEMA, que irá avaliar o paciente de maneira completa.

De acordo com a equipe de médicos, pessoas que respiram pela boca estão expostas a doenças pulmonares como asma, além de outras relacionadas ao aparelho respiratório, como rinite, amigdalite e o aumento da adenóide. Sintomas como inflamações frequentes das amígdalas (cerca de 5 vezes por ano), respiração oral, desvio de septo aparente e ronco durante a noite, são sinais de que algo não está bem no aparelho respiratório. Por isso se estes sinais se tornarem frequentes, é necessário procurar um otorrinolaringologista, alertam os médicos.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

(R.A.)