Estação Sé terá orientação sobre denúncia e prevenção de violência sexual contra jovens

Realizado em parceria com Polícia Civil e Instituto Cia dos Sonhos, evento busca ajudar o público a identificar esse crime

qui, 03/09/2020 - 19h24 | Do Portal do Governo

Em 2019, aproximadamente 86,8 mil crianças e adolescentes sofreram algum tipo de violação dos direitos humanos, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A violência sexual foi a causa de 19,61% destes registros, número equivalente a 17.029 casos. Em contribuição ao combate desse crime, o Metrô promove uma ação de orientação sobre prevenção e denúncia de violência sexual contra crianças e adolescentes nesta sexta-feira (4), das 7h às 14h, na estação Sé, da Linha 3-Vermelha.

O evento é fruto da parceria do Metrô de São Paulo com a Polícia Civil – por meio das Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) e da Pessoa com Deficiência (DPPD) – e o Instituto Cia dos Sonhos. A violência sexual é um crime silencioso, que pode ocorrer até mesmo dentro de casa e ser praticado por pessoas próximas à vítima.

Por isso, a equipe de profissionais e policiais especializados abordará com o público as formas de evitar, identificar e notificar os casos de violência sexual durante a infância e a adolescência.

Ainda de acordo com o Balanço Disque 100, do MMFDH, foram 20.355 denúncias de violação dos direitos humanos entre crianças e adolescentes em 2019, somente no estado de São Paulo – dado correspondente a 23,44% do total registrado no país –, sendo 3.206 casos de violência sexual.

O levantamento foi divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em 18 de maio de 2020, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.