Estação Sé do Metrô ganha elevador especial

A maior estação do sistema metroviário passa a ter elevador panorâmico para pessoas com deficiência

qui, 06/09/2007 - 10h04 | Do Portal do Governo

A estação Sé do Metrô, por onde circulam aproximadamente 700 mil pessoas por dia útil, já conta com um moderno elevador especial em funcionamento. O equipamento é panorâmico, elétrico e tem capacidade para transportar 600 kg por viagem, o equivalente a 8 pessoas. Ele fará a ligação do mezanino com as plataformas centrais das linhas 1 e 3 para facilitar o embarque das pessoas com deficiência.

O elevador tem fechamento de portas mais lento para facilitar a entrada e saída dos usuários, além de portas mais largas (900 mm) que os elevadores convencionais. Ele também é dotado de marcação em braille, alarme sonoro e visual na cabine, e um intercomunicador de duas vias tipo “viva voz”, o que permite a comunicação do usuário com os funcionários nas salas de supervisão operacional das estações.

Dessa sala, o uso do equipamento será monitorado através de um circuito fechado de TV, visando a segurança dos usuários. Em casos de necessidade, os elevadores podem ser controlados à distância. O contrato assinado entre o Metrô e o fornecedor dá um ano de garantia para o novo equipamento e cinco anos de serviços de manutenção corretiva e preventiva.

Mais acessibilidade nas estações

Em 2007, o Metrô melhorou ainda mais a acessibilidade no sistema metroviário com a instalação de elevadores especiais nas estações Corinthians-Itaquera e Luz. Até o final desse ano entrará em operação o elevador especial de Portuguesa-Tietê.

Do Metrô

(J.H.)