Estação São Miguel da CPTM começa a funcionar nesta segunda

Vias inauguradas na Linha 12-Safira funcionarão junto com as antigas por uma semana

qui, 25/07/2013 - 14h50 | Do Portal do Governo

A nova estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) do bairro de São Miguel começa a operar na próxima segunda-feira, 29. Até o dia 4 de agosto, a operação será compartilhada com a antiga estação, que continuará atendendo os usuários dos trens sentido Calmon Viana, na via 2, para embarque e desembarque.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Já o sentido Brás, na via 1, ficará por conta da nova unidade. Dessa forma, a operação compartilhada permitirá a execução das obras de interligação dos dois serviços sem sua interrupção.

A estação, que teve um investimento de R$ 45,9 milhões, tem como destaque um sistema de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem.

O acesso à nova estação será pelo lado Sul, na Rua Beraldo Marcondes, em frente à praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (Praça do Forró). Um outro acesso, pela rua Salvador de Medeiros, está sendo providenciando pela CPTM.

A Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) tem 38,8 km de extensão e atende três municípios: a capital paulista, Itaquaquecetuba e Poá. Atualmente, cerca de 220 mil usuários utilizam a linha nos dias úteis. Nos últimos anos, seis estações (USP Leste; Jardim Helena-Vila Mara; Jardim Romano; Comendador Ermelino, Itaim Paulista e Calmon Viana) passaram por obras.

Do Portal do Governo do Estado