Estação São Bento do Metrô reforça operação no mês do Natal

Mudanças são válidas até o dia 25 de dezembro, período de maior movimento do comércio na região

seg, 06/12/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A partir de dezembro entra em vigor na estação São Bento do Metrô, Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), um conjunto de estratégias operacionais para facilitar o embarque e o desembarque  e para garantir a segurança dos usuários que pretendem fazer as compras de Natal na região da Rua 25 de Março, tradicional centro de comércio popular da capital paulista.

Uma das novidades será a ampliação do horário de funcionamento do acesso à Ladeira Porto Geral, o mais utilizado pelos consumidores. Aos sábados, o acesso passará a ficar aberto das 6 às 18h, duas horas a mais do que o habitual. Aos domingos, dias em que o local é fechado, os usuários também poderão utilizá-lo entre 7 e 15h. Já nos demais acessos da estação nada muda. Os dias e horários de funcionamento continuam iguais aos já praticados.

Para evitar filas na hora da compra de bilhetes, a bilheteria localizada no piso intermediário da estação (nível B), que fica fechada nos finais de semana, passará a funcionar aos sábados, das 10 às 16h. Além dessa bilheteria, os usuários contarão com outras duas em operação aos sábados para a aquisição de bilhetes: uma localizada nas proximidades do acesso ao Vale do Anhangabaú e outra próxima ao acesso da Ladeira Porto Geral, ambas em horários diferenciados. “Apesar desse reforço, a recomendação aos usuários é para que adquiram as viagens antecipadamente”, salienta Wilmar Fratini, gerente de Operações do Metrô.

Além da procura dos usuários habituais, nesta época do ano, muitos turistas utilizam a estação São Bento para chegarem ao comércio da região. De olho nesse aumento de demanda já esperado, o Metrô também reforçará o número de empregados operativos e da segurança nesse período. A orientação sobre o uso seguro do sistema será reforçada por meio de mensagens sonoras. A recomendação do Metrô é para que a população prefira fazer as compras fora dos horários de pico nos dias úteis ou nos fins de semana.

Outros locais que terão atenção redobrada serão as escadas fixas e rolantes da estação São Bento. Mesmo quando os usuários estão voltando das compras carregando pacotes ou sacolas é importante segurar nos corrimãos das escadas. A atenção no próprio embarque e com as crianças deve ser redobrada nas escadas e plataformas. “Para uma viagem mais tranquila e segura é muito importante que os usuários colaborem com o Metrô, seja respeitando as sinalizações nas estações e nos trens, seja seguindo as orientações dos nossos empregados”, orienta Fratini.

Do Metrô