Estação Santana do Metrô recebe a exposição fotográfica “Rio Tietê: o mais velho dos paulistas”

A mostra fotográfica é uma ação para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico

ter, 16/08/2022 - 14h30 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira (17), o Espaço Cultural da Estação Santana, na Linha 1 – Azul, recebe a exposição “Rio Tietê: o mais velho dos paulistas”, uma ação relacionada à comemoração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A mostra fotográfica ficará disponível para os passageiros até o fim do mês de setembro durante o horário comercial da estação, das 4h40 à meia-noite.

Segundo os organizadores da atração, o público poderá conhecer o principal rio que corta o estado, descobrindo as formas de ocupação das suas margens e da sua recuperação, que é necessária para a sustentabilidade do rio, conhecido como “o mais velho dos paulistas”.

Ainda segundo eles, o nome do rio “Tietê”, do tupi, pode ter, pelo menos, dois significados: o primeiro, deriva da composição Y = água, rio + etê = grande, verdadeiro, fundo, que corre para baixo; o segundo se baseia na repetição da palavra tiê = tiê-tiê, que significa “canário da terra”, neste caso significando “rio com muitos canários”. Seu mapeamento gráfico foi realizado em 1905, pela Comissão Geográfica e Geológica do Estado, que catalogou as informações dos recursos hídricos do estado.

A ação é uma iniciativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) e conta com o apoio do Metrô. O APESP é um dos maiores detentores do Patrimônio Documental do país e compartilhará parte de seu acervo com os passageiros do Metrô. O material também pode ser consultado gratuitamente na sede do Arquivo Público ou pela internet. Já são mais de 1 milhão de páginas de documentos digitalizados e disponíveis para consulta online.