Estação Santa Cecília oferece biblioteca aos usuários do Metrô

A unidade Santa Cecília dispõe de acervo com mais de 2 mil livros sobre vários temas

ter, 13/05/2008 - 9h55 | Do Portal do Governo

Na semana passada, o Metrô inaugurou a quinta biblioteca Embarque na Leitura, na Estação Santa Cecília, da Linha 3-Vermelha, onde os usuários poderão fazer a retirada gratuita de livros. O novo empreendimento cultural, patrocinado pelo Instituto Votorantim, reúne Metrô, Instituto Brasil Leitor e Ministério da Cultura .

As outras bibliotecas do sistema metroviário estão instaladas nas estações Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde), Tatuapé (Linha 3-Vermelha), Luz (Linha 1-Azul) e Largo Treze (Linha 5-Lilás). A unidade da Estação Santa Cecília dispõe de acervo com mais de 2 mil livros, sobre vários temas – literatura brasileira e estrangeira, filosofia, religião, sociologia, artes, história e geografia, sem contar a grande variedade de títulos infanto-juvenis e em braile.

O espaço tem arquitetura moderna e é dotado de balcão adaptado para os portadores de necessidades especiais. O Metrô prevê que sejam beneficiados mais de 100 mil usuários que circulam por dia nessa linha, além dos moradores do entorno.

Para se cadastrar e obter acesso gratuito ao empréstimo de livros, o interessado deve apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais. É permitida a retirada de um livro por vez.Mais de 28 mil sócios – As bibliotecas Embarque na Leitura atingiram a marca de aproximadamente 230 mil livros retirados. O índice de não-devolução é baixíssimo – apenas 0,8% dos empréstimos.

O projeto teve início em setembro de 2004, com a inauguração da biblioteca da Estação Paraíso. Depois, vieram as do Tatuapé (setembro de 2005), Luz (setembro de 2006) e Largo Treze (novembro de 2007). Além do empréstimo de livros, há promoção de eventos periódicos como tardes de autógrafos e conversa com escritores e contadores de história.

Atualmente, há mais de 28 mil sócios – as mulheres representam dois terços do total. A maioria possui o ensino médio completo e curso superior – em andamento ou concluído. A faixa etária predominante é de 21 a 30 anos. Os quatro acervos totalizam 15 mil títulos, entre romances, histórias infantis, policiais, infanto-juvenis e de auto-ajuda, entre outros.

O horário de funcionamento das bibliotecas é das 11 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. Os livros retirados devem ser devolvidos na mesma unidade, porque os cadastros das bibliotecas são distintos. Os exemplares emprestados têm prazo para devolução de dez dias e podem ser entregues em qualquer horário, em uma caixa receptora instalada no local.

Do Metrô