Estação Sabesp ensina adolescentes a usarem ecobags

Jovens também conheceram alguns projetos implantados na região metropolitana de SP

qui, 19/08/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Sob o tema “Estação Sabesp em combate à poluição: reciclagem x meio ambiente” os alunos da ONG Camp Pinheiros participaram de uma oficina de produção de ecobags. Os jovens, na faixa etária entre 14 e 21 anos, também aproveitaram a oportunidade para conhecer alguns projetos da Sabesp realizados na região metropolitana como Projeto Tietê, Programa Córrego Limpo e o Pura.

Para começar as atividades da manhã, os alunos aprenderam sobre a biografia do rio mais famoso da capital: o Tietê e quais as ações da Sabesp para despoluição do leito. Desde 1992, a Sabesp conseguiu regularizar grande parte do despejo do esgoto que chegava ao rio tratando-o antes que ele escoe no Tietê.

Durante a explicação feita pela monitoria da Estação Sabesp, a equipe ressaltou a importância de não jogar lixo nas ruas ou em córregos – uma pequena ação que ajuda a evitar enchentes e alagamentos – e revelou a quantidade de lixo retirada diariamente no rio: uma tonelada.

O grupo assistiu a um vídeo que mostra como o despejo irregular de detritos pode afetar a vida selvagem: os animais podem ficar presos a restos de sacolas plásticas,as aves ficam sujas com óleo resultante de vazamentos e o problema ainda invisível para a maioria da população: o aquecimento global.

Para produzir as ecobags, todos receberam retalhos de tecido em diversas opções de cores e estampas, botões, fitas, tesouras sem pontas, cola quente, cola purpurina, lantejoulas e canetas especiais para tecido.

O coordenador da monitoria da Estação Sabesp, Jean Pereira, abriu uma roda de conversa com os alunos sobre a importância da utilização de ecobags: “Queremos incentivá-los a utilizar ecobags e assim reduzir cada vez mais o consumo da sacola plástica. É um hábito que deveria ser copiado por todas as pessoas”.

Para finalizar a manhã cheia de aprendizados, os alunos, que tiveram a orientação do grupo AOQ – formado por três monitores especializados e treinados para a execução das atividades – customizaram sua novas ecobags, com frases como “seja consciente. use ecobag” ou “Adote essa ideia você também”, mostrando que aprenderam a mensagem.

Antes de ir embora, os alunos ganharam um folheto explicativo com material elaborado pela monitoria da estação Sabesp – Camila Nogueira, Lígia Camargo, Carla Galego, Tatiana Atalla e Jean Nunes – que aborda principalmente o uso desnecessários de sacos plásticos no dia a dia das pessoas.

Da Sabesp