Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM terá exames de nicotina e álcool

A chamada “Blitz do Bem” será composta por diversos profissionais da área da saúde

qui, 07/07/2016 - 8h33 | Do Portal do Governo

Os usuários que passarem pela Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM nesta sexta-feira (8) poderão fazer exames do nível de nicotina e álcool. A iniciativa é uma parceria do Cratod (Centro de Referência para Tratamento de Álcool, Tabaco e outras Drogas), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) com a CPTM.

A chamada “Blitz do Bem” será composta por diversos profissionais da área da saúde (médico, enfermeiro, psicólogo, cirurgião dentista, nutricionista e educador físico) que atenderão os usuários por ordem de chegada no período das 9h às 14h.

Serão distribuídos material informativo sobre a relação das drogas com o câncer, além da realização de exames de níveis de consumo de álcool e monoximetria, que mede o índice de monóxido de carbono do organismo. O dentista fará avaliações bucais para verificar se há lesões. Os interessados em realizar tratamento serão encaminhados para locais de atendimento no SUS.

Prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
Julho é o mês de prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço. A doença envolve um grupo de tumores classificados por localização, como os de boca, língua, laringe, faringe, tireóide e outros.

Alguns sintomas são manchas brancas na boca, dor, lesão com sangramento e cicatrização demorada, aftas ou nódulos no pescoço presentes por mais de duas semanas, dificuldade para engolir, mudanças na voz, rouquidão persistente entre outros.

As dicas para prevenção são não fumar, consumir bebidas alcoólicas com moderação e consultar regularmente médicos e dentistas.

Do Portal do Governo do Estado