Estação Meteorológica do IAG-USP completa 80 anos

Como parte da comemoração, a Estação prepara seus primeiros cursos de verão

qui, 22/11/2012 - 20h54 | Do Portal do Governo

A Estação Meteorológica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP completa no dia de hoje 80 anos de operações. Como parte da comemoração, a Estação Meteorológica do IAG prepara seus primeiros cursos de verão. Um deles, o curso de divulgação científica “Explorando a Meteorologia”, voltado para interessados em geral, ainda tem inscrições abertas, e será ministrado entre 14 e 18 de janeiro de 2013.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Para o período de 4 a 8 de fevereiro de 2013, foi montado o curso de “Observações Meteorológicas” que visa introduzir as principais técnicas do assunto. Ainda foi aprovada recentemente, perante a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária a implantação do Museu de Meteorologia. O museu já funciona informalmente e tem atendido visitantes desde o final de 2011.

A Estação foi inaugurada na manhã de 22 de novembro de 1932 no Parque do Estado, local onde se realizavam as obras do novo Observatório Astronômico de São Paulo, e onde permanece até hoje. Ela hoje coleta, trata e dissemina suas observações de superfície, além disso, auxilia nas aulas práticas do curso de Bacharelado em Meteorologia da USP e recebe visitantes de todas as faixas escolares ao longo do ano.

Do Portal do Governo do Estado