Estação Mauá tem aferição de pressão e teste de glicemia nesta quinta (31)

Iniciativa gratuita para passageiros será realizada entre 13h e 15h, com apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

qui, 31/10/2019 - 10h32 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (31), a estação Mauá, da Linha 10-Turquesa, da CPTM, receberá a atividade de aferição da pressão arterial e testes de glicemia gratuitos para os passageiros. A ação será realizada entre 13h e 15h, com o apoio da CPTM, que abre espaços para iniciativas ligadas à promoção da saúde e do bem-estar dos usuários.

Segundo dados divulgados em 2018 pela Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 24,7% da população que vivem nas capitais brasileiras têm diagnóstico de hipertensão. Os principais sintomas incluem dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Diagnóstico

Vale ressaltar que a única maneira de diagnosticar a doença é aferir a pressão regularmente. Já o teste de glicemia é feito por meio de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos, que determina com precisão o nível de glicose.

O procedimento é importante para identificar o diabetes, doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença afeta mais de 13 milhões de brasileiros.

É lembrar que tanto a pressão arterial quanto o diabetes não têm cura, mas podem ser tratadas e controladas com remédios e alimentação saudável.