Estação Luz receberá obra sobre a história de São Paulo

Painéis da artista belga Françoise Schein tratam da Declaração dos Direitos Humanos

dom, 15/11/2015 - 20h23 | Do Portal do Governo

As obras da arquiteta urbanista belga Françoise Shein ficarão expostas na estação Luz (Linha 1-Azul), do Metrô. São painéis em azulejo que narram a história de São Paulo tendo como ponto de partida a Declaração dos Direitos Humanos, o mote dos trabalhos do artista.

Desde 2010, os passageiros da estação da Luz podem apreciar outras obras da artistas. Por lá, há quatro painéis da artista que retratam os índios, os jesuítas, a economia de São Paulo e o ciclo do ouro. Agora, outros sete painéis de Françoise vão compor a obra na Luz. Quem passar pela estação poderá ver o mural completo “Inscrever Direitos Humanos”.

As pinturas são feitas em azulejo e contam fragmentos da história da República do Café, dos imigrantes, migrantes, da Semana de Arte Moderna, Revolução Constitucionalista, Ditadura até a São Paulo Contemporânea.

Parte da obra de Françoise, exposta na estação Luz, foi produzida com a participação de vários alunos de escolas secundárias de São Paulo. Os jovens puderam expressar por meio de desenhos sua visão sobre os artigos da Declaração dos Direitos Humanos.

Pelo mundo
As estações de Metrô são um cenário urbano muito presente na obra de Françoise, que já expôs nos metrôs de grandes cidades do mundo como Paris, Berlim, Bruxelas, Lisboa e Estocolmo. Françoise, reconhecida como a artista dos Direitos Humanos, considera o metrô como o ventre das grandes cidades.

Do Portal do Governo do Estado