Estação Luz da CPTM expõe presépio em tamanho natural

Até o dia 11 de janeiro, serão exibidas sete personagens, construídas em painéis de 2,5 x 1,5

sex, 14/12/2007 - 9h14 | Do Portal do Governo

A Estação Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresenta até o dia 11 de janeiro a exposição Presépio Luz. Construída em tamanho real, a obra foi idealizada pela artista plástica Gabriella Ribeiro, que escolheu materiais reaproveitáveis para sua confecção.

A montagem da obra foi feita por 15 colaboradores da Associação Cultural Quintal Camaleão, de Carapicuíba, da qual Gabriella faz parte. Chamado de Projeto Arte no Trem, o trabalho reuniu várias pessoas para a arrecadação de recicláveis. Depois de seis meses de campanha, dentro da própria associação, a proposta reunia cerca de 300 materiais – latinhas de alumínio, garrafas PET, copos descartáveis, entre outros produtos reaproveitáveis utilizados na produção. 

Iluminação – As sete personagens, construídas em painéis de 2,5 metros de altura por 1,5 metro de largura, são iluminadas com luzes âmbares e azuis revelando a delicadeza das peças. Os aspectos mais peculiares são retratados com a utilização de adornos representando a simbologia da narrativa bíblica. O Menino Jesus, por exemplo, está envolto por cúpula de luz violeta, que simboliza sua alma divina e a importância do seu nascimento.

“Utilizamos também alguns detalhes feitos de casca de árvore, parafina derretida e arame, para tornar ainda mais real esta perspectiva”, conta Gabriella. A exposição faz parte da política da CPTM de estreitar o relacionamento com as comunidades e com o usuário, mediante promoção da cultura e do lazer nos espaços públicos. 

SERVIÇO

Exposição pode ser apreciada até 11 de janeiro no saguão 1 da CPTM, na Estação Luz, em frente ao posto de atendimento ao usuário. Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo 

Coral de Natal

Na Estação Santo André, da Linha D (Luz – Rio Grande da Serra) da CPTM, o Coro da Igreja Batista do Parque das Nações fará apresentação musical, no dia 17, às 19h30. O evento integra o Projeto Cantata de Natal, cujo objetivo é trazer o espírito natalino às estações da empresa, por meio da beleza e da sensibilidade das músicas que embalam as festividades.

O grupo apresentará a cantata Natal para Sempre, de autoria de Don Wyrtzen, Phyl e Lynne Brower, com tradução de Hiram Rollo Júnior. Também contará a história do Natal de maneira vibrante e ilustrada por imagens projetadas em tela.

Sob a liderança da maestrina Eliane Martinoff desde 2002, o Coro da Igreja Batista do Parque das Nações fez apresentações no Calçadão de Santo André, no Shopping ABC Plaza e no Hospital Heliópolis, entre outros locais, sempre interpretando músicas sacras.  

Da CPTM