Estação Lapa A ganha piso tátil de alerta

Piso especial da Estação da Lapa da CPTM serve para auxiliar pessoas com deficiência visual

seg, 19/03/2007 - 19h47 | Do Portal do Governo

A Estação Referência Lapa, na Linha A (Luz – Francisco Morato) da CPTM agora conta com piso tátil de alerta para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência visual. No total, foram instalados 650 metros lineares deste piso especial em diversos pontos da estação. As plataformas receberam 490m, na cor amarela. Outros 160m, na cor azul, distribuem-se pelo corpo da estação: no pé e topo de rampas, escadas, em frente aos bloqueios de entrada e saída, bem como em frente às bilheterias.

Para melhorar a orientação dos usuários, a estação ganhou 21 placas de comunicação visual. Os serviços foram executados pelo Departamento de Manutenção de Obras de Arte e Edificações da CPTM.

A Estação Lapa A é a terceira a receber sinalização tátil de alerta e melhorias na comunicação visual global. A iniciativa integra um programa da companhia, que prevê intervenções de acessibilidade nas estações.

A primeira unidade contemplada com o programa foi a Lapa B, da Linha B (Julio Prestes – Itapevi), em julho do ano passado. Os dispositivos também estão instalados na Estação Santo Amaro, na Linha C (Osasco – Jurubatuba).

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) identificou que 47% dos usuários com mobilidade reduzida têm deficiência visual.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

(R.A.)