Estação Júlio Prestes completa 70 anos

Além de ferrovia e destaque do centro antigo da capital, abriga a Sala São Paulo

qua, 09/07/2008 - 16h37 | Do Portal do Governo

A estação Júlio Prestes, marco histórico e turístico de São Paulo, completa 70 anos nesta quinta-feira , 10. Ponto de partida da atual Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), além de destaque do centro antigo de São Paulo e da ferrovia, é importante ponto cultural, abrigando a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado.

O prédio atual, inaugurado em 15/10/1938, é projeto do arquiteto Christiano das Neves. Sua construção levou mais de dez anos. Entretanto, desde 1930, com a conclusão da área das plataformas, o embarque passou a ser feito na estação ainda em obras. Só em 1951 é que o nome Júlio Prestes foi adotado.

A parte da plataforma da estação, situada à sua esquerda, serve hoje apenas como ponto de partida dos trens da CPTM. Os escritórios, que abrigaram a Sorocabana e depois da Fepasa, desde 1997 são sede da Secretaria de Estado da Cultura.

Em 1999, uma grande reforma transformou o amplo saguão na Sala São Paulo, a mais moderna sala de concertos da América Latina, que conta com 1509 lugares e mil metros quadrados de área.

Da CPTM

(M.C.)