Estação Itaim Paulista da CPTM oferece testes gratuitos para DSTs

Testes são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue e saem em apenas 20 minutos

ter, 14/07/2015 - 18h01 | Do Portal do Governo

Os usuários que passarem nesta sexta-feira,17, pela Estação Itaim Paulista, da Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) da CPTM, poderão realizar testes gratuitos para HIV e sífilis. Os testes, realizados gratuitamente, das 9h às 16h, fazem parte da campanha de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A estação já conta com um display para distribuição de preservativos, que ficará no local até o dia 17 de agosto.

Os testes para diagnose são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos, o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário. O teste para sífilis também é feito em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes, principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, cerca de 734 mil pessoas são portadoras do HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) no Brasil, das quais 145 mil não têm o vírus diagnosticado.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Doutor Sergio Arouca, que atende o bairro Itaim Paulista.

Do Portal do Governo do Estado