Estação Guilhermina-Esperança ganha o primeiro bicicletário do Metrô

Estacionamento tem capacidade para cem bicicletas e funciona todos os dias, das 6 às 21 horas; usuário não paga

seg, 07/05/2007 - 14h50 | Do Portal do Governo

O analista de sistema Alexandre Scuriza, de 36 anos, normalmente depende de lotação – que às vezes demora a passar – para chegar até a estação Patriarca do Metrô, na zona leste da capital. Com a inauguração, dia 21 de abril, do primeiro bicicletário da companhia, na estação Guilhermina-Esperança, que fica antes da estação Patriarca, ele experimentou e aprovou a possibilidade de deixar o lotação de lado e ir de bicicleta ao Metrô pelo menos em algumas ocasiões. Instalado em espaço coberto, no lado sul da estação Guilhermina-Esperança (pertencente à Linha 3 – Vermelha), o bicicletário é administrado pelo próprio Metrô e tem capacidade para cem bicicletas. O espaço funciona todos os dias gratuitamente, das 6 às 21 horas.

Os ciclistas interessados em utilizar o novo serviço deverão apresentar documento de identificação e se cadastrar no ato. Como num guarda-volumes, o funcionário encarregado do bicicletário dará ao ciclista um comprovante numerado, igual ao que ficará em sua bicicleta. Na retirada, será exigida a apresentação desse cartão e um documento, como medida de segurança. Além do documento de identificação, também será exigido do ciclista um cadeado e corrente para prender a bicicleta. A permanência permitida será de um dia.

Scuriza afirma que gostaria de poder deixar a bicicleta no local para ir até o trabalho, no Brooklin, zona sul da capital. Mas o bicicletário fecha às 21 horas, e ele costuma voltar do trabalho depois desse horário. “Se fechasse mais tarde, pessoas que saem da escola ou faculdade também poderiam utilizá-lo com mais freqüência”, sugere.

SERVIÇO

Bicicletário da estação Guilhermina-Esperança do Metrô

Rua Astorga, 800 – capital

Das 6 às 21 horas – Gratuito

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial