Estação Experimental de Bauru recebe visita de grupo indígena

Crianças da Aldeia Nimuendaju conheceram o espaço do Criança Ecológica

qua, 09/06/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Estação Experimental de Bauru recebeu um público especial para conhecer as trilhas da unidade de conservação. O grupo foi formado por integrantes da Aldeia Nimuendaju (da etnia Guarani, do município de Avaí) e por alunos do Colégio Adventista de Bauru, acompanhados de seus familiares. Eles conheceram o Floresta Legal, espaço do Projeto Criança Ecológica que aborda dentro da agenda verde os conceitos de preservação e biodiversidade.

Após uma caminhada pela Trilha das Boas Vindas, os participantes assistiram a uma apresentação de danças e músicas indígenas, com elementos que envolvem a cultura Guarani.

O grupo indígena, formado por professores, alunos e membros da aldeia, cantaram, dançaram e expuseram seus artesanatos. O evento foi uma excelente oportunidade para a comunidade escolar ter acesso à cultura indígena. Após a apresentação, os alunos fizeram perguntas sobre o modo de vida, as danças e músicas dos Guarani.

Depois do lanche, foi feito um passeio de apresentação da unidade aos indígenas, e, ao longo do trajeto, eles puderam conhecer mais detalhes sobre a história, o ambiente e as atividades locais.

As crianças da aldeia também conheceram os personagens do Projeto Criança Ecológica: Nika Valente, que alerta para os perigos do aquecimento global, Bob Água, que protege rios e lagos, Frida Flor, que adora as plantas, Max Limpo que luta contra a poluição e Fred Fauno que defende os animais. Esses heróis impedem que os vilões Poli Vigarista e Dick Poluição destruam o planeta. As crianças também ganharam o livro Criança Ecológica – Sou dessa turma!

Ações como essas confirmam a importância dos subprogramas de uso público, que a partir da integração entre órgãos como o Instituto Florestal (IF), a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a comunidade escolar fazem da unidade um pólo de integração entre preservação, conservação, cultura, educação e lazer junto à natureza.

Da Secretaria do Meio Ambiente