Estação de Tratamento de Esgoto Suzano completa 30 anos

Em três décadas, ETE tratou 550 trilhões de litros de esgoto, ou 200 milhões de piscinas olímpicas

dom, 20/05/2012 - 15h30 | Do Portal do Governo

Inaugurada em maio de 1982, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Suzano completa 30 anos e se firma como uma das cinco maiores da Região Metropolitana de São Paulo. A estação que atende a região mais próxima da nascente do rio Tietê trata 64 milhões de litros de esgoto por dia, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

LEIA TAMBÉM
Sabesp é homenageada na Bolsa de Valores de Nova York

Ao longo de três décadas, a ETE Suzano tratou 550 trilhões de litros de esgoto de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e de parte de Mogi das Cruzes. Esse volume seria suficiente para encher 200 milhões de piscinas olímpicas. As obras que a Sabesp executa na região vão aumentar ainda mais o volume de esgoto tratado na unidade. 

Como parte dos investimentos da terceira etapa do Projeto Tietê, estão sendo instalados um interceptor e coletores-tronco em Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. Em todo o Alto Tietê, a Sabesp está investindo R$ 343 milhões para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto e, dessa forma, despoluir rios e córregos e melhorar a qualidade de vida da população.

A ETE Suzano é a primeira unidade do sistema principal de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo a obter a certificação ISO 14001, um reconhecimento à preocupação com os impactos ambientais da operação. As visitas para conhecer a estação podem ser agendadas pelo e-mail pbrito@sabesp.com.br.

Do Portal do Governo do Estado