Estação de Transferência Pinheiros ligará os municípios de Sumaré, Hortolândia e Campinas

Obras tiveram início nesta quinta, 19; quando estiver pronta, a estação terá capacidade para atender 30 mil usuários por dia

qui, 19/03/2015 - 14h50 | Do Portal do Governo

As obras da Estação de Transferência Pinheiros, em Hortolândia, que ligará os municípios de Sumaré, Hortolândia e Campinas, tiveram início nesta quinta, 19. Quando estiver pronta, “a Estação terá capacidade para atender 30 mil usuários por dia, que serão transportados por seis linhas metropolitanas e linhas municipais de Hortolândia”, explicou Alckmin.

As intervenções correspondem a construção do segundo trecho de extensão do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares, de 4,8 km. A obra envolve a reformulação do viário em Hortolândia, de 1,1 km, mais o prolongamento deste ponto até a Rodovia SP-101 com extensão de 3,7 km.

Ao todo, são 2.820 m2 de área construída, quatro plataformas, coberturas metálicas, área de apoio operacional, bilheteria, guarita, dois banheiros públicos, bicicletário com 64 vagas e todos os itens de acessibilidade exigidos pela legislação como piso tátil, rampas comunicação visual e sonora, entre outros serviços.

“Também estamos construindo o corredor metropolitano, que vai beneficiar toda a região com viagens segregadas e seguras. Trata-se de uma obra importante porque estimula o transporte de alta capacidade”, complementou o governador.

O investimento total do Governo do Estado na Estação de Transferência Pinheiros será de R$ 79,8 milhões e a conclusão das obras está prevista para fevereiro de 2017.

Entenda os serviços que serão realizados:

– extensão da Av. Olívio Franceschini – Hortolândia
– duas alças de acesso à SP 101 sobre a ferrovia – Hortolândia
– terminal Metropolitano Rosolém – Hortolândia
– estação Transferência Peron – Hortolândia
– estação de Transferência Pinheiros – Hortolândia
– estação de Transferência Km 110 da Rod. Anhanguera – Sumaré
– parada II da Av. Lix da Cunha – Campinas
– seis estações de embarque e desembarque – Hortolândia

Outras obras

Trecho Nova Odessa- Americana – Santa Bárbara D´Oeste (em obras)

Em dezembro de 2015 serão entregues as obras que estão em andamento no trecho de 24,3 km, com 13,6 km de faixas exclusivas, do Corredor que liga Nova Odessa – Americana e Santa Bárbara D´Oeste, onde serão atendidos 35 mil passageiros por dia. O investimento nesse trecho que está cerca de 60% concluído, é da ordem de R$ 144,9 milhões. Estão em curso as seguintes intervenções:

– construção de dois terminais  – Santa Bárbara e Americana
– construção de três Estações de Transferência –Santa Bárbara (São Paulo e Amizade) e Nova Odessa
– reforma do Terminal em Nova Odessa
– construção de Complexo Viário em Nova Odessa
– construção de transposição dos Córregos Mollon e Giovanetti em Santa Bárbara
– construção de ciclovia em Nova Odessa

Trecho Variante Sumaré Hortolândia (em projeto)

Foram iniciados os estudos do projeto Básico desse trecho de 5,5 km, após a liberação da Secretaria de Estado da Cultura para a construção dos viadutos de transposição da Estação Ferroviária de Sumaré e do Ribeirão do Quilombo. Além dos viadutos serão construídos mais sete pontes e o Terminal Multimodal de Sumaré.

Do Portal do Governo do Estado