Estação da Luz recebe obra de artista alemã

Composto por tubos metálicos quadrados, o trabalho de grande porte está suspenso acima da passarela central

seg, 03/09/2012 - 21h03 | Do Portal do Governo

A histórica Estação da Luz da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recebe a obra da artista alemã Charlotte Posenenske, que integra a 30ª Bienal de Arte de São Paulo. Desde março, os organizadores do evento e técnicos da CPTM vêm planejando a instalação da obra, que precisou do aval dos órgãos de preservação do patrimônio histórico (Iphan, Condephaat e Conpresp), em função de a estação ser um bem tombado.

Composto por tubos metálicos quadrados, o trabalho de grande porte mobilizou uma equipe para executar o delicado processo de içamento da peça que, desde o último sábado (1), está suspensa no alto da gare, acima da passarela central.

As instalações da artista eram feitas para espaços públicos com o intuito de tornar sua arte acessível a todos. “A escolha da centenária estação levou em conta esse perfil da artista, uma vez que o local recebe diariamente milhares de pessoas entre os usuários do sistema e turistas que incluem o local como ponto de visitação”, explica o gerente de Marketing e Relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior.

Com o objetivo de despertar a atenção do público para a Bienal de Arte, esta edição contará com várias intervenções urbanas em diferentes pontos da capital paulista. Até dezembro, os paulistas e turistas de diversas regiões terão a oportunidade de visitar o trabalho da artista alemã.

Do Portal do Governo do Estado