Estação da Luz é palco para espetáculo inspirado em Chiquinha Gonzaga

Iniciativa cultural faz parte das ações comemorativas dos 18 anos da CPTM

seg, 26/04/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Quem passar pela Estação da Luz, da CPTM, nesta terça-feira, 27, às 15 horas, poderá conferir o espetáculo itinerante “Duas Memórias”, que tem como fio condutor a obra musical da compositora Chiquinha Gonzaga. Essa é mais uma edição da apresentação, que ocorre desde março na estação. Nos dias 4 e 11 de maio, o espetáculo será na Estação Brás.

A iniciativa cultural faz parte das ações comemorativas dos 18 anos da CPTM, que durante o ano de 2010 vai promover uma série de atrações artísticas em algumas estações.

A apresentação

Por meio da improvisação, a Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros farão uma leitura corporal e sonora do lugar, valendo-se da arquitetura, sons do ambiente e da memória contida e impressa em cada espaço da estação, usando como trilha sonora a transcrição de obras da compositora brasileira Chiquinha Gonzaga.

Ao criar espetáculos que levam dança e música aos espaços públicos, a Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros aproxima-se do ideal da CPTM: promover a inclusão social dos usuários das estações da companhia.

Chiquinha Gonzaga

A compositora é considerada uma das maiores personalidades femininas da história popular brasileira. Primeira maestrina, autora da primeira canção carnavalesca, primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes, fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais etc. Sua obra teve grande repercussão no final do século XIX e início do século XX, e continua influenciando muitos artistas até os dias de hoje.

Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros

Formada em 2006, o grupo nasceu da necessidade de seus integrantes unirem as linguagens da dança e da música por meio da improvisação cênica. Sob a direção de Alex Ratton Sanches, seus intérpretes dançam e tocam instrumentos como piano, escaleta, violino e percussão. A movimentação é inspirada nas técnicas do contato-improvisação, da dança teatro, do ballet clássico, do kempo indiano, do aikido e da dança contemporânea.

Serviço

Local: Estação da Luz – saguão principal
Data: 27 de abril
Horário: 15 horas
Entrada gratuita para usuários da CPTM

Local: Estação Brás
Datas: 4 e 11 de maio
Horário: 15 horas
Entrada gratuita para usuários da CPTM

Da CPTM