Estação Santo André da CPTM contará com exames de pressão

Ação gratuita de saúde para passageiros será realizada na Linha 10-Turquesa nesta quinta-feira (21), entre 11h30 e 15h

qua, 20/03/2019 - 14h22 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (21), o usuário que passar pela Estação Santo André, que atende a Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), poderá medir a pressão arterial gratuitamente. A ação de saúde será realizada entre 11h30 e 15h.

Vale destacar que a hipertensão é diagnosticada em 25% da população brasileira, sendo responsável por cerca de 300 mil mortes por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada por meio de medicamentos e alimentação.

Os principais sintomas incluem dores no peito, na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. A única maneira de diagnosticar a doença é aferindo a pressão regularmente.

Pessoas acima de 20 anos devem realizar a medição uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, o exame deve ocorrer, no mínimo, duas vezes ao ano.

A iniciativa é realizada com apoio da CPTM, que abre espaços em estações para a realização de atividades ligadas à promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.