Estação da Língua em Pirassununga: mostra atinge marca de 3 mil visitantes

Exposição itinerante reproduz conceito central do Museu da Língua Portuguesa e apresenta nosso idioma com interatividade e tecnologia

qui, 05/05/2016 - 13h01 | Do Portal do Governo

Mais de três mil visitantes já passaram pela exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em Pirassununga.

“O grande potencial educativo e interativo da mostra tem interessado professores e alunos, que ainda recebem material didático especialmente preparado para a itinerância”, explica o proponente e produtora do projeto, Fernando Arouca, sócio da Arquiprom.

Só de grupo de estudantes, dois mil alunos da cidade e municípios da região como Porto Ferreira, Analândia e Leme visitaram a Estação da Língua.

“Com as visitas agendadas, cumprimos a missão de aproximar o Museu dos estudantes. Assim, os alunos do interior estão conhecendo ou revendo o rico conteúdo sobre a nossa Língua Portuguesa”, conta o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini.

As escolas interessadas podem agendar gratuitamente pelo telefone (19) 3561-5269 e pelo e-mail biblioteca@pirassununga.sp.gov.br.

Reproduzindo o conceito central do Museu da Língua Portuguesa, a Estação da Língua apresenta nosso idioma com interatividade e tecnologia. A mostra inaugurada no dia 12 de abril fica em cartaz até 14 de maio, no Centro Cultural Prof. Dr. Fausto Victorelli (Av. Painguás, 2014 – Jardim do Lago, Pirassununga).

São mais de 300 metros quadrados de área expositiva, com destaque para o Mapa dos Falares, que exibe a singularidade do português falado em diferentes regiões do Estado de São Paulo, novidade especialmente dedicada ao público paulista.

A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto com patrocínio da Panco e apoio da Tim. A Estação da Língua conta também com o apoio local da Prefeitura do Município de Pirassununga.

Sobre a estrutura
Em cada cidade por onde passa, a exposição está em um espaço cultural apropriado e, nele, o percurso acontece por seis áreas expositivas. Toda estrutura é transportada de uma cidade a outra em caminhões, pois a Estação da Língua foi projetada de maneira que possa ser desmontada e novamente aberta ao público em outro município em até sete dias.

SERVIÇO
Estação da Língua em Pirassununga
Data: de 12 de abril a 14 de maio
Horário: de segunda a sábado das 8h às 11h e das 13h às 17h
Local: Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli (Av. Painguás, 2014 – Jardim do Lago)
Informações sobre agendamento: (19) 3561-5269 / biblioteca@pirassununga.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado