Estação Ciência usa 3D para exposições e palestras

As apresentações já reuniram a arte clássica egípcia e imagens do corpo humano

ter, 21/08/2007 - 15h34 | Do Portal do Governo

Um cupim e um quadro de Cézanne podem, em um primeiro momento, parecer inconciliáveis. No entanto, a Estação Ciência (EC) da USP consegue uni-los: tanto um quanto outro podem ser vistos e apreciados com o uso da tecnologia 3D.

A EC está com um ciclo de exposições que privilegia a técnica 3D e seu caráter lúdico e educativo, combinando ciência e arte.

A arte de Cezanne faz parte do ciclo Impressionistas em 3D – uma divisão de projeto coordenado pelo professor Ciro Silva, do Departamento de Histologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), que trouxe para a EC diversos momentos da arte e também promoveu palestras sobre o que ali está exposto. As apresentações, iniciadas em agosto do ano passado, já reuniram a arte clássica egípcia e imagens do corpo humano, todas em 3D.

Neste semestre ocorrem mais cinco palestras e a idéia é manter o projeto em 2008. As palestras ocorrem no auditório da Estação Ciência e sempre trazem um professor especialista da área para comentar as imagens. O público presente nos encontros realizados foi de aproximadamente 170 pessoas.

A EC também pensa em ampliar o projeto do professor Silva. “Podemos fazer publicações explicando como transformar uma imagem em 3D, discutindo metodologia e como usar esse recurso na sala de aula”, explica Cauê Matos, organizador de eventos da Estação Ciência.

Cupins Gigantes

  – O Mundo dos Cupins em 3D está na EC em caráter permanente. A mostra foi motivada pelas apresentações de Silva. O projeto foi elaborado por uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), coordenado pelo pesquisador Gonzalo Antonio Carballeira Lopez. São três painéis que mostram diferentes momentos dos cupins – e até mesmo suas fezes.

Para apreciar o efeito 3D, o usuário precisa estar com óculos especiais, que são distribuídos pelos monitores. Novas exposições em fase de planejamento pela EC cogitam a implementação de painéis 3D que não demandem do usuário a utilização dos óculos especiais, com o efeito sendo verificado apenas com um simples movimento do corpo.

Técnica

As representações gráficas clássicas são sempre em duas dimensões (altura e largura). Os óculos especiais juntam pontos da figura, fazendo surgir a impressão de haver a profundidade, o que dá maior semelhança com o objeto representado. A criação desse efeito é realizada a partir de um programa especializado com ferramentas avançadas e direcionadas para este tipo de atividade.

A estereoscopia, processo onde duas imagens são sobrepostas com uma ligeira diferença entre elas, faz a simulação de duas imagens da cena que são projetadas nos olhos em pontos de observação ligeiramente diferentes. O cérebro humano funde as duas imagens, e nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma sensação de visão de 3D.

Serviço

A próxima apresentação de Impressionistas em 3D será no dia 25, às 15 horas. Já a exposição Mundo dos Cupins em 3D pode ser apreciada dentro do horário regular de funcionamento da Estação Ciência.

A Estação Ciência está localizada na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo. Telefone (11) 3673-7022. Horário de funcionamento: terças a sextas-feiras, das 8 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas. As entradas custam de R$ 1 a R$ 5.

Da USP Online