Estação Ciência resgata memória de SP através das origens de produções científicas

Encontro discute a formação da rede de produção de conhecimento científico, tecnológico e cultural na capital

ter, 04/10/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Em mais uma edição do Ciclo Neuro – Ciência, Arte e Filosofia, a Estação Ciência traz, no sábado, 22, às 15h, a estudiosa de memórias e história de vida da cidade, Neuza Guerreiro de Carvalho, para discutir como foi o processo de formação da Universidade de São Paulo a partir de várias instituições.

O ciclo traz, um sábado por mês, convidados de destaque nas neurociências para abordar a relação dos mais variados temas do cotidiano com o nosso cérebro, sempre com linguagem acessível ao público leigo. Os eventos são gratuitos e acontecem no auditório da Estação Ciência, aberto a todos os interessados no limite de 190 vagas. Não será necessária a inscrição prévia.

A partir do tema desta edição, será possível rever as construções, o espaço sócio-econômico e os fatores determinantes da época, mergulhando, assim, em uma viagem no tempo recheada de fatos curiosos, divertidos e que inspiram o imaginário popular.

Para a ciência, a importância deste resgate histórico da instituição se dá devido à grandeza da mesma: maior centro acadêmico da América Latina e uma das 100 maiores universidades do mundo, a Universidade de São Paulo ocupa uma posição privilegiada no campo científico e por isso sua história atrai alunos, professores, estudiosos, acadêmicos e historiadores.

Neuza Guerreiro de Carvalho

Bióloga e licenciada em Historia Natural, lecionou durante 30 anos no Ensino Médio. Nos últimos 20 anos se dedica a trabalhar com memória e histórias de vida e da cidade de São Paulo. Ministrou palestras e desenvolveu encontros sobre Resgate de Memória Autobiográfica em diversos órgãos municipais. Além disso, ainda é colunista do Topblog, na Seção Metrópole.

Serviço
Data: sábado, 22 de outubro
Horário: 15h
Local: Estação Ciência – Auditório (Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo)
Vagas: 190, preenchidas por ordem de chegada
Público-alvo: todos os interessados
Custo: gratuito. Mais informações: eventos@eciencia.usp.br / (11) 3871 6750

Da USP