Estação Ciência empresta laboratórios portáteis de graça

Kits móveis serão utilizados em nova sala criada especialmente para este serviço

ter, 08/04/2008 - 15h45 | Do Portal do Governo

Um dos problemas enfrentados hoje em dia pelos educadores brasileiros é a falta de espaços e materiais adequados nas escolas para experimentos lúdicose laboratoriais junto aos alunos. E é mirando nessa dificuldade que a Estação Ciência da USP, além de manter um espaço expositivo lúdico e interativo, oferece também aos professores o serviço da Experimentoteca.

Funcionando desde 1987, a Experimentoteca da Estação Ciência com o tempo foi ganhando novos materiais e usuários, e possui atualmente um acervo variado de maletas com experimentos e demonstrações em áreas como Física, Matemática e Biologia.

Há kits de variadas origens e características, sendo que a maioria foi desenvolvida por professores da USP de São Carlos (CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural) e da UNESP de Guarat inguetá (Projeto Ciência ao Vivo).

Além de ser um ótimo complemento para uso em sala de aula, o material também pode ser emprestado para eventos, feiras de ciências e outros tipos de atividades educacionais e de popularização científica.

A partir de maio, devido à grande procura e ao aumento da demanda pelo serviço, a Experimentoteca ganha duas novidades. A primeira é que deixa de cobrar a taxa simbólica que incidia para empréstimos a escolas particulares, passando a ter caráter gratuito para todos os professores interessados.

Já a segunda novidade é que a Experimentoteca, antes acomodada em um pequeno espaço, insuficiente para o atendimento simultâneo de mais de uma pessoa, agora ganha uma nova e ampla sala, exclusiva para essa finalidade.

Além de maior, o local foi concebido especialmente para atender aos usuários deste serviço, incluindo bancadas e instalações de água que permitem o uso das maletas antes de sua retirada facilitando o recebimento de orientações, dicas e esclarecimento de dúvidas.

A Experimentoteca atende exclusivamente a educadores cadastrados e os interessados em utilizar o serviço podem entrar em contato pelo e-mail experimentoteca@eciencia.usp.br ou telefone (11) 3673 7022, ramal 233.

Da Estação Ciência – USP