Estação Ciência desvenda mistérios que envolvem o olfato

Exposição Espaço do Olfato é permanente e transmite informações de modo interativo

qua, 16/09/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Um mundo de sensações olfativas que remetem à infância ou a alguns momentos especiais. Com essa proposta, foi inaugurado, na Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP), o Espaço do Olfato, numa área de 30 metros quadrados. A iniciativa é resultado de parceria entre a instituição e O Boticário com patrocínio da International Flavors & Fragrances, responsável pela criação e fabricação de aromas e fragrâncias para empresas de perfumes de todo o mundo. 

“Um dos objetivos do nosso espaço é falar sobre a ciência, mostrando como está presente no dia a dia das pessoas. Assim, nada mais apropriado que essa nova exposição. Ela aborda perfumes do nosso cotidiano e temas como memórias e emoções para explicar o corpo humano. Além disso, há uma máquina interativa com formato inspirador e curioso, que pode estimular futuros inventores e empreendedores, outra das nossas metas principais”, explica Roseli de Deus Lopes, diretora da Estação Ciência. 

O escritor francês Marcel Proust foi quem inspirou a criação do Espaço do Olfato. “Em Caminho de Swann, um dos sete volumes de sua principal obra, Em busca do tempo perdido, Proust diz que o cheiro e o gosto das coisas permanecerão para sempre, parados no tempo, prontos para nos lembrar”, diz Malu Nunes, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade do O Boticário. 

O Espaço do Olfato apresenta uma máquina interativa com aplicação multimídia, permitindo que quatro usuários, simultaneamente, exercitem o olfato e conheçam conceitos básicos sobre características e história de um perfume. Quatro fragrâncias (amadeirada, chuva, floral e infância) poderão ser experimentadas e farão com que os visitantes recordem momentos importantes de suas vidas. 

Além disso, o Espaço do Olfato dispõe de bancada com explicações sobre o sentido por meio de infográficos e imagens de computação gráfica. Dois monitores de LCD/HD dão animação às imagens. Um painel mostra curiosidades, como o caminho que o olfato percorre no corpo humano. A expectativa é receber, mensalmente, 30 mil pessoas no espaço que será permanente e indicado para todas as idades. 

Serviço
Espaço do Olfato – Exposição permanente
Estação Ciência – USP – Rua Guaicurus, 1.394
Telefone: (11) 3673 7022
Site: www.eciencia.usp.br
Ingressos: R$ 2,00. Isentos: menores de 6 anos e maiores de 60. Grátis para todos no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês
Funcionamento: terça a sexta-feira das 8 às 18 horas. Finais de semana e feriados, das 9 às 18 horas (exceto feriados que caem às segundas-feiras)
Agendamento de grupos pelos telefones: (11) 3672-5364 e (11) 3675- 6889

Da Agência Imprensa Oficial