Estação Ciência celebra mês da Consciência Negra

Exposição exibe trabalhos que lembram escravidão no Brasil

qui, 01/11/2007 - 16h59 | Do Portal do Governo

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro – data da morte, em 1695, do líder da resistência negra Zumbi – será marcado na Estação Ciência (EC) pela volta da exposição Navio Negreiro, que apresenta um retrato do processo de escravidão, o tráfico e comércio de seres humanos, o cotidiano da população escrava, as formas de insurreição, a luta pela identidade e as relações raciais dos dias de hoje, incluindo uma apresentação das heranças que recebemos da cultura negra no Brasil.

Navio Negreiro, inicialmente inaugurada em novembro de 1995 sob a curadoria da antropóloga e professora da USP Lilia Moritz Schwarcz, é parte do Projeto Em Torno de Zumbi e ficou exposta na Estação Ciência antes de transformar-se em uma mostra itinerante, já tendo passado por diversas localidades.

São ao todo 48 painéis com fotos e textos, maquetes e recortes de cenas em grafite. Também são apresentados os grupos étnicos que foram trazidos da África, as condições de transporte dessas pessoas, os mecanismos do comércio de escravos e o papel da escravidão na sociedade brasileira da época.

Serviço

A exposição Navio Negreiro fica em cartaz de 1º de novembro a 22 de dezembro na Estação Ciência.Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo. Mais informações pelo site www.eciencia.usp.br ou pelo telefone 3673-7022.

Da USP Online