Estação Brás tem show no Dia da Consciência Negra

O grupo Filosofia vai mostrar a vida de Mestre Bimba, precursor da capoeira no Brasil

ter, 18/11/2008 - 9h06 | Do Portal do Governo

Danças folclóricas acompanhadas ao som do berimbau, tamborim e atabaque levarão o clima da cultura afro-brasileira, nesta terça-feira, 18, ao Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás. O evento homenageia o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O espetáculo musical fica por conta do grupo Filosofia, incumbido de mostrar um pouco da vida de Mestre Bimba, precursor da capoeira no Brasil, além de fazer narrativas sobre a história e influência dos negros na cultura do país. A outra atração do dia é a educadora Lúcia Regina Gomes, que coordenará uma oficina de bonecas negras de pano.

História da cultura afro-brasileira

Originários de Itaquera, o grupo Filosofia criou um espetáculo que conta a história de Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba) um dos maiores ícones da cultura negra e da capoeira no Brasil. O esporte tornou-se, neste ano, patrimônio cultural do país.

O show consiste em uma narrativa da vida de Bimba, além de mostrar também as manifestações artísticas da cultura negra e nordestina, ao longo dos anos, desde a escravidão. Durante a narração, haverá apresentações musicais e de danças, como o maculelê, puxada de rede, samba, entre outras.

Oficina de bonecas

Linha de pipa, agulha, tesoura e tecido preto cortado em círculo são alguns dos materiais que a arte-educadora Lúcia Regina Gomes utiliza na sua oficina para a confecção de bonecas. O trabalho é voltado basicamente para o público infantil.

A atividade é desenvolvida com o intuito de trabalhar desde jovem as relações étnico raciais, a fim de contribuir com a auto-estima da população negra e o respeito com os diversos grupos raciais que formam a população brasileira.

Serviço

Evento do Dia da Consciência Negra
Data: 18 de novembro.
Horário: das 17h às 20h.
Local: Espaço Cultural CPTM – Estação Brás
Praça Agente Cícero, s/n°
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo

Da CPTM