Estação Brás tem “Operação Natal” para atender aumento de usuários

Ação contará com estratégias operacionais e o reforço da segurança durante toda a operação comercial

ter, 06/12/2016 - 16h02 | Do Portal do Governo

Com o Natal chegando, o número de pessoas que vão à região do Brás para fazer compras aumenta. O local, um dos principais polos comerciais da capital, que chega a registrar aos sábados um milhão de usuários. Por conta disso, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) implantou a “Operação Natal”.

Para facilitar o deslocamento dos usuários durante o embarque e desembarque, até o dia 24 de dezembro, a ação contará com estratégias operacionais e o reforço da segurança durante toda a operação comercial. Aos sábados, o horário de pico será ampliado e o número de empregados da elevado em 48%, passando de 44 para 65 empregados, contando com apoio de funcionários das outras linhas e o reforço de mais 10 agentes no efetivo da segurança.

Também será intensificada a emissão dos avisos sonoros e as informações de segurança aos usuários, como cuidados redobrados com pertences como bolsas, celulares e até as crianças e a compra antecipada do bilhete para a volta. Todos os guichês da bilheteria ficam abertos e há um exclusivo para receber pagamentos realizados em moedas e no valor exato da tarifa.

Para organizar as filas na bilheteria serão usados direcionadores de fluxo e gradis para a linha de bloqueios. Também há orientação para o embarque seguro nas plataformas e acessos preferenciais às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Outra ação importante é a ponto de encontro implantado, logo após a linha de bloqueios, para acolher momentaneamente pessoas que se desencontraram.

Além disso, a CPTM enviou ofício à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) solicitando a proibição do acesso de veículos à Praça Agente Cícero, que fica em frente à Estação Brás, para facilitar a saída e entrada dos usuários, evitando a aglomeração de pessoas e eventuais tumultos.

A Companhia também solicitou à Polícia Militar atenção especial no policiamento no entorno da Estação Brás e à GCM (Guarda Civil Metropolitana) o reforço da segurança no local.

Do Portal do Governo do Estado