Estação Brás da CPTM terá controle de colesterol gratuito na 5ª

Serão distribuídas 300 senhas para medição de colesterol, triglicérides e glicemia

ter, 06/08/2013 - 17h00 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove nesta quinta-feira, 8, uma campanha contra doenças cardiovasculares na Estação Brás. A ação marca o Dia Nacional de Controle do Colesterol. Os atendimentos serão realizados das 9h às 15h, no Espaço Cultural Brás, mediante apresentação de senha. Serão distribuídas 300 senhas. A campanha é promovida pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia). 

Profissionais de saúde estarão à disposição dos usuários que passarem pela estação para aferir níveis de colesterol, triglicérides e glicemia, medir a pressão arterial e o teor de monóxido de carbono, além de conferir peso, altura e circunferência abdominal.

Também serão passadas orientações sobre a importância de uma alimentação saudável, de prática de exercício físico e da realização de exames preventivos. Ao fim, a pessoa atendida ganhará uma cartilha com informações adicionais (que pode ser visualizada online), uma camiseta e uma fruta pela parceria com a Ceagesp.

A ação quer alertar a população sobre os riscos da doença considerada “silenciosa”. O colesterol pode desencadear até infarto, levando à morte. Cerca de 20% das crianças e adolescentes apresentam níveis elevados de colesterol, revela a SBC. Um em cada cinco jovens, entre 2 e 19 anos, já tem colesterol elevado, entre os quais 8% têm altos valores de LDL (“colesterol ruim”) e 45% apresentam baixos níveis de HDL (“colesterol bom”).

SERVIÇO
Dia Nacional de Controle do Colesterol na Estação Brás da CPTM
Dia 8 de agosto, das 9h às 15h (ou até encerrar as 300 senhas distribuídas)
Espaço Cultural Brás
Praça Agente Cícero, s/nº, Brás, capital

Do Portal do Governo do Estado