Estação Brás da CPTM terá avaliação pulmonar gratuita

A ação será realizada no dia 11 de abril e é voltada para fumantes e ex-fumantes

qua, 09/04/2008 - 14h11 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 11 de abril, será realizada mais uma edição da Campanha Respire e Viva na Estação Brás da CPTM. O objetivo é realizar o exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), um problema respiratório grave causado principalmente pelo hábito de fumar.

Das 9h às 15h, médicos e fisioterapeutas farão a espirometria (teste de função pulmonar) e encaminharão aqueles que necessitarem de ajuda médica. O exame é simples e rápido: o paciente sopra no bocal de um pequeno aparelho chamado espirômetro e o resultado sai na hora.

A DPOC é uma doença progressiva que atinge principalmente as pessoas com mais de 40 anos de idade. Em São Paulo, a prevalência nessa faixa etária é de 18% para os homens e 14% para as mulheres, segundo o Estudo Platino, realizado pela Associação Latino-Americana de Tórax (ALAT).

O pneumologista Dr. José Roberto Jardim, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), chama a atenção para a importância da iniciativa, pois a maioria dos portadores não sabe que tem a doença. “Por apresentar sintomas relativamente comuns como tosse, produção de catarro e falta de ar, muitas vezes a DPOC é confundida com outros problemas respiratórios menos graves”, afirma Jardim, lembrando que a doença não tem cura e é incapacitante, por isso deve ser tratada logo nos estágios iniciais.

O primeiro passo do tratamento da DPOC é parar de fumar e iniciar o uso de medicação, que tem evoluído bastante nos últimos anos. Desde 2003 está disponível no Brasil o brometo de tiotrópio, substância desenvolvida especificamente para o tratamento da doença e que interfere positivamente na evolução da doença.

O medicamento faz parte do protocolo de tratamento do SUS e pode ser encontrado em postos de dispensação em todo o Estado de São Paulo. A administração é feita por meio da aspiração do conteúdo de uma cápsula com a ajuda de um pequeno equipamento. Como o efeito dura por 24 horas, é necessária uma única dose ao dia, o que aumenta a adesão ao tratamento. O paciente também pode se beneficiar de um programa de exercícios de reabilitação pulmonar e em casos graves, da oxigenoterapia.

Sobre a DPOC

  • A sigla DPOC compreende tanto a bronquite crônica quanto o enfisema pulmonar, que podem se manifestar em conjunto ou separadamente. 
  • O tabagismo é a principal causa da doença: 90% dos portadores são fumantes e ex-fumantes. 
  • A DPOC mata 39 mil pessoas por ano no Brasil. 
  • Nas duas últimas décadas, a DPOC apresentou um crescimento de 340%. 
  • A doença afeta atualmente cerca de 5,5 milhões de brasileiros.

* Fontes: Consenso Brasileiro de DPOC, Associação Latino-Americana de Tórax (ALAT) e Datasus

Serviço:

Campanha Respire e Viva

Dia: 11 de abril, sexta-feira

Horário: Das 9h às 15h

Local: Estação Brás da CPTM

(C.C.)